Patrocinado Madeira Optics

Guia para Binóculos

None Ver Galeria

Deve ter notado que os nomes dos binóculos incluem sempre números, tais como Levenhuk Atom 20x50. Se for um principiante, poderá não saber o que significam esses números. O primeiro número, 20 no nosso exemplo, é a ampliação. Por outras palavras, uma ampliação de 10 fará o objeto aparecer 20 vezes mais próximo de si ou 10 vezes maior do que o veria a olho nu.

Note-se que uma ampliação de 20 é provavelmente tudo o que necessitaria para fins regulares. À medida que o número aumenta, a imagem torna-se mais desfocada e trémula e menos brilhante. Isto acontece porque, juntamente com o objeto, tudo o resto é ampliado, incluindo o tremor nas suas mãos. Se a ampliação for superior a 20, deverá utilizar apoio para os binóculos, como por exemplo um tripé.

O segundo número, 50 no nosso exemplo, indica o diâmetro da lente frontal. Quanto mais alto for o número, melhor é para a imagem. Assim, 20x50 é muito mais confortável do que 20x25, por exemplo. A única desvantagem do número mais alto é que aumenta o peso dos binóculos.

Categoria: Campo de visão

O campo de visão é outra coisa a ter em mente quando estiver a decidir que binóculos comprar. Em suma, o campo de visão refere-se à quantidade de espaço que se vê através dos binóculos. Suponha que tem uma parede a 1000 metros à sua frente. Com o campo de visão 250 verá 250 pés dessa parede sem ter de virar a cabeça. Logicamente, à medida que a ampliação aumenta, verá menos dessa parede, mas com mais detalhe. Portanto, quanto maior for a ampliação, menor será o campo de visão.

Se usar óculos, terá de considerar o relevo dos olhos dos binóculos. O relevo ocular é a distância máxima do olho ao ocular, na qual todo o campo de visão ainda é observável. Esta distância não deve ser menor do que a espessura dos seus óculos.

Categoria: Prismas

Um prisma é um pedaço de vidro que vira a imagem da sua posição de cabeça para baixo ao passar pela lente frontal para que a vejamos corretamente. Os prismas são uma necessidade absoluta.

Existem prismas porro e prismas de telhado. A diferença é clara. Os prismas porro são clássicos: a luz viaja através de vários prismas localizados a vários níveis dentro dos binóculos e para o olho. Esta construção torna os binóculos mais pesados e volumosos - também menos caros e de muito alta qualidade.

Os prismas de telhado fazem os binóculos parecerem e sentirem-se leves. Assim, se vir dois tubos retos ligados, tenha a certeza de que no interior destes binóculos está um prisma de telhado. O peso e a aparência são provavelmente as únicas vantagens deste prisma sobre o prisma de telhado, sendo as desvantagens um preço muito mais elevado e uma imagem menos nítida.

O vidro utilizado nos prismas determina a sua qualidade. Existem dois tipos de prismas: Bak4 (muito alta qualidade) e BK7 (não tão boa).

Categoria: Foco

Quando se olha através de binóculos, a imagem nem sempre é nítida de imediato - o foco tem de ser ajustado. Há três tipos comuns de focagem. Os binóculos de focagem central têm uma mira no meio, que, quando rodada, ajusta a focagem para ambos os olhos simultaneamente. Esta é a construção mais comum. A focagem individual da ocular exige um ajuste separado para cada ocular, mas uma vez focada, não precisa de ser ajustada nunca mais, porque está adaptada à sua visão. Isto é muito bom para longas distâncias, mas não tão bom para curtas distâncias. Em alguns modelos orçamentais, o foco é fixado pelo fabricante e não se pode ajustá-lo, o que não é o ideal.

Os binóculos de foco central e os binóculos de oculares individuais geralmente também lhe permitem ajustar a dioptria, o que é muito útil porque os olhos humanos tendem a variar na capacidade de visão.

Além disso, com a maioria dos binóculos, pode ajustar a distância interpolar, ou a distância entre as suas pupilas, deslizando os binóculos juntos ou separados.

www.madeiraoptics.com
Facebook: MadeiraOptics
Instagram: @madeira_optics
Tel.: +351 291 622 971
WhatsApp: +351 924 485 850