Madeira

EB1/PE do Estreito da Calheta vence desafio ‘Escola Missão Continente’

None

A escola madeirense foi a melhor entre as 665 escolas participantes de todo o país

A EB1/PE do Estreito da Calheta, na Madeira, ficou em 1.º lugar no Grande Desafio anual do Programa Escola Missão Continente, no escalão 3.º e 4.º ano, com um prémio de 1.000€ em material lúdico-pedagógico e/ou desportivo. Já o Real Colégio de Portugal, de Lisboa, e a EB Castro Matoso, de Aveiro, foram as escolas que ocuparam os restantes lugares do pódio, respectivamente.

O desafio lançado às turmas participantes no programa era de serem verdadeiras solucionadoras de um problema identificado no seu ambiente de proximidade (turma, escola, comunidade mais alargada ou até em casa), com base num dos três principais pilares temáticos da Escola Missão Continente - alimentação saudável, consumo consciente e estilo de vida ativo.

A turma do 4.º ano da EB1/PE do Estreito da Calheta desenvolveu o projecto multidisciplinar 'A caminho de uma vida activa', com acções de sensibilização, com grande envolvimento dos alunos, mas também da comunidade educativa. Realizaram uma palestra com uma nutricionista, o 'passaporte da vida activa' para registo mensal das acções realizadas e um e-book de receitas saudáveis construído com o apoio das famílias das turmas; bem como englobar acções de mobilização, entre elas caminhadas, piquenique em família e visitas de estudo locais, contando também com o envolvimento do município.

O evento que marcou o final do programa Escola Missão Continente 2021/22 realizou-se em Lisboa e em formato digital, com a presença dos embaixadores Jéssica Silva, Filipa Gomes e Francisco Garcia. As escolas finalistas apresentaram os projectos finais aos elementos do júri - Rita Barrocas, da Missão Continente; Helena Gil da Direção Geral de Educação; Joana Baleia, do CEIDSS (Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde); Rui Mascarenhas, da Federação Portuguesa de Futebol; Nathalie Ballan, da Sair da Casca; e André Mateus, da MOSSA – que foram avaliados em função dos conteúdos, envolvimento das crianças, originalidade, criatividade, multidisciplinaridade e apresentação. Foi também avaliada a passagem de conhecimento aos encarregados de educação, privilegiando o forte envolvimento dos alunos no desenvolvimento dos trabalhos.

Esta 6.ª edição do programa 'Escola Missão Continente', que já abrangia o 1º CEB desde 2016, foi alargado ao Pré-Escolar e ao 2º CEB. Do 1º CEB inscreveram-se um total de 557 escolas (57.232 alunos), mais 28% em comparação com o ano passado, o Pré-escolar ficou representado por 109 escolas (4.365 alunos), e do 2º CEB participam 56 escolas (9.107 alunos). 

Sobre o Programa Educativo do Continente:
O Programa Educativo do Continente pretende impactar alunos, professores, pais e toda a comunidade escolar, sensibilizando os mais novos para uma alimentação e estilos de vida saudáveis e educação para o consumo consciente e sustentável. Ao longo do ano letivo proporciona conteúdos, atividades educativas, desafios (com prémios associados), materiais lúdicos pedagógicos e visitas no terreno.