Desporto

Proposta do Sporting para divulgação dos áudios da arbitragem 'chumbada' na Liga

None
Foto Arquivo/ASPRESS

Os clubes representados na assembleia geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) rejeitaram hoje uma proposta do Sporting para que as gravações dos áudios das equipas de arbitragem, incluindo o VAR, pudessem ser disponibilizadas.

Os 'leões' propunham que essas comunicações pudessem ser entregues a qualquer uma das equipas intervenientes no jogo, após a sua realização, "independentemente da existência de processo disciplinar, por uma questão de proteção e transparência da função da arbitragem".

No entanto, a proposta do Sporting 'esbarrou' num parecer negativo do Conselho de Arbitragem, que entende que a medida viola a lei do regime geral de proteção de dados e das indicações das instâncias internacionais do futebol, levando os restantes clubes a não aprovarem a alteração requerida.

"Era uma proposta que já vinha do ano passado e que voltou a ser discutida este ano. De acordo com um parecer que solicitámos ao Conselho de Arbitragem, foi entendido que a proposta, tal como estava, não estava em conformidade com a lei da proteção de dados e com as indicações IFAB e FIFA", explicou Paulo Roseira, diretor jurídico da LPFP.

Entre os clubes que rejeitaram a proposta conta-se o Benfica, que, através de comunicado, esclareceu que é favorável, por questões de transparência, à publicitação dos áudios entre o VAR e as equipas de arbitragem", mas aponta que a medida "tem de ser feita de uma forma legal e sustentável".

"Não se pode fazer assentar um edifício tão fundamental para o futuro do futebol português em alicerces tão instáveis como estes, alterando uma norma em sede errada, correndo o risco de comprometer de início toda esta iniciativa e, bem assim, desconsiderando a experiência internacional nesta matéria", disseram as 'águias' em comunicado.

No mesmo texto, o Benfica avançou que irá propor a realização urgente de um Conselho de Presidentes para pedir a interpelação da Federação Portuguesa de Futebol, enquanto entidade competente, para abordar esta problemática e esclarecer junto das instâncias internacionais qual o âmbito da divulgação possível de tais áudios.

Os 'encarnados' reiteram "a imperiosa necessidade de os áudios entre a equipa de arbitragem e o VAR serem, assim que possível, publicitados", mas reforça que a medida tem de seguir "trâmites que permitam a aplicação efetiva dessa mudança num inestimável contributo em defesa da transparência e credibilidade do futebol português".