Mundo

Saiba o que hoje é notícia

None

O primeiro-ministro, António Costa, desloca-se hoje a Paris, onde tem um almoço de trabalho com o Presidente francês, Emmanuel Macron, e inaugura três exposições portuguesas, integradas na Temporada Cruzada Portugal-França 2022.

A primeira etapa, antes do encontro no Palácio do Eliseu, é no Museu do Louvre, onde visita "A idade de ouro do Renascimento português", uma exposição dedicada à pintura antiga portuguesa, centrada em 15 obras provenientes do Museu Nacional de Arte Antiga, que abrirá ao público no próximo dia 10.

Da parte da tarde, irá ao Centro Pompidou, para a inauguração da mostra "Le reste est ombre", projeto coletivo do cineasta Pedro Costa, do escultor Rui Chafes e do fotógrafo Paulo Nozolino. Termina o dia com uma visita à exposição "Gulbenkian par lui-même, dans l'intimité d'un collectionneur", no Hôtel de la Marine, que também estará patente ao público a partir de 10 de junho.

O primeiro-ministro português será recebido no Louvre pela ministra francesa da Cultura, Rima Abdul Malak, e, no Georges Pompidou, visitará a exposição com o ministro francês dos Assuntos Europeus, Clement Beaune. António Costa é acompanhado pelo ministro português da Cultura, Pedro Adão e Silva, e pela secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro.

A Temporada Cruzada Portugal-França 2022 é uma iniciativa de diplomacia bilateral que visa aprofundar o relacionamento cultural entre os dois países.

Hoje, também é notícia:

CULTURA

O Festival Guiões, dedicado à escrita de argumentos em língua portuguesa, dá hoje início à edição de 2022, em Lisboa, para contribuir para a valorização do trabalho de argumentista em Portugal.

Esta será a oitava edição do Guiões - Festival do Roteiro de Língua Portuguesa, que acontecerá entre o Cinema São Jorge, a Cinemateca Portuguesa e a Universidade Lusófona, com apresentação de projetos, debates e encontros presenciais entre profissionais, depois de uma edição virtual, em 2021, por causa da pandemia da covid-19.

Entre os convidados desta edição estão os realizadores brasileiros Carlos Saldanha, que fará uma 'masterclass', e Aly Muritiba, que apresentará em Lisboa vários filmes, entre os quais "Deserto Particular", coproduzido por Portugal.

O argumentista brasileiro José Carvalho, que escreveu, por exemplo, a telenovela "Xica da Silva" e o programa de humor "Sai de Baixo", e Pedro Lopes, diretor de conteúdos da produtora SPi Televisão e autor da série "Glória", também fazem parte do programa do Festival Guiões.

DESPORTO

A seleção portuguesa de futebol prossegue a preparação para a receção à República Checa, na quinta-feira, da terceira jornada do Grupo A2 da Liga das Nações, uma sessão que deverá contar com os 26 convocados.

Depois de na segunda-feira apenas ter contado com os suplentes utilizados e aqueles que não foram opção na vitória contra a Suíça (4-0), o selecionador luso, Fernando Santos, já deverá ter hoje no relvado os titulares de domingo, que fizeram trabalho de recuperação.

O apronto no principal relvado na Cidade do Futebol, em Oeiras, está agendado para as 17:00, com os primeiros 15 minutos abertos aos jornalistas, e será antecedido de conferência de imprensa com um jogador a designar, pelas 16:30.

No domingo, Portugal alcançou a primeira vitória na prova graças aos tentos de William Carvalho, (15 minutos), Cristiano Ronaldo (35 e 39) e João Cancelo (68), um triunfo que deu também a Portugal a liderança na 'poule'.

Com esta goleada, Portugal passou a liderar o agrupamento, com quatro pontos, os mesmos da República Checa, que empatou na receção à Espanha (2-2), terceira colocada, com dois, seguida dos helvéticos, ainda sem pontos, ao fim de duas jornadas.

O jogo entre Portugal e a República Checa está agendado para quinta-feira, pelas 19:45, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e vai ser dirigido pelo esloveno Matej Jug.

ECONOMIA

O presidente e a presidente executiva da TAP, Manuel Beja e Christine Ourmières-Widener, são hoje ouvidos no parlamento, sobre o plano de reestruturação, a situação económico-financeira e as opções de rotas, nomeadamente no Norte do país.

Os requerimentos do PS e do PSD para audição de Manuel Beja e Christine Ourmières-Widener foram aprovados por unanimidade, em 27 de abril, na Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação.

De acordo com a proposta de Orçamento Estado, o Governo mantém a previsão de injetar este ano até 990 milhões de euros na TAP. A TAP teve um prejuízo de quase 1.600 milhões de euros no ano passado, apesar do aumento do número de passageiros transportados e das receitas relativamente ao ano anterior, segundo comunicou a empresa.

***

A oitava edição da C-Days, do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), arranca hoje e termina em 09 de junho, dedicado ao tema "Apostar na prevenção", durante o qual será assinado um memorando de entendimento para formação avançada.

"A prevenção é a melhor forma de mitigar os riscos e impactos decorrentes de incidentes no ciberespaço, numa altura em que os ciberataques têm vindo a crescer em número e sofisticação, afetando de forma transversal os vários setores de atividade económica e administração pública", refere o CNCS, numa nota sobre o evento.

Desde o início do ano que várias empresas portuguesas têm sido alvo de ciberataques, entre as quais a Impresa, Vodafone Portugal, os laboratórios Germano de Sousa e, mais recentemente, a agência de notícias Lusa, entre outras entidades.

INTERNACIONAL

O nome do embaixador Csaba Korösi, da Hungria, será hoje votado para o cargo de presidente da 77.ª sessão da Assembleia-Geral da ONU.

De acordo com o princípio de rotatividade geográfica previamente estabelecido, o presidente da 77.ª sessão é eleito a partir do grupo de Estados da Europa Oriental e o diplomata húngaro é o único candidato ao cargo.

Caso seja confirmada a sua eleição, Csaba Korösi irá suceder no cargo a Abdulla Shahid, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros das Maldivas, que assumiu a liderança deste órgão em setembro de 2021.

Os poderes do presidente da Assembleia-Geral incluem a supervisão do orçamento da ONU, a nomeação dos membros não-permanentes para o Conselho de Segurança e a condução do processo de nomeação do secretário-geral da ONU.

Outras atribuições incluem receber relatórios de outras áreas das Nações Unidas, fazer recomendações na forma de resoluções, bem como estabelecer vários órgãos subsidiários.

O professor catedrático e político português Diogo Freitas do Amaral foi presidente da 50.ª Assembleia-Geral da ONU entre setembro de 1995 e setembro de 1996.

***

Uma comissão de três especialistas criada pela ONU para investigar possíveis violações de direitos humanos durante a invasão russa da Ucrânia chega hoje ao país.

A comissão, composta pelo colombiano Pablo de Greiff, pelo norueguês Erik Mose e pela bósnia Jasminka Dzumhur, estará no território ucraniano até 16 de junho.

Durante a deslocação, a primeira realizada ao país que desde 24 de fevereiro é alvo de uma ofensiva militar russa, a comissão de peritos, sob a tutela do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, irá visitar Kiev, Lviv, Kharkov e Sumy, onde terá encontros com vítimas e testemunhas de abusos e violações de direitos humanos.

Os membros da comissão também irão reunir-se com deslocados pelo conflito e com responsáveis do Governo da Ucrânia, incluindo vários ministros, além de representantes da sociedade civil e de agências das Nações Unidas que operam no país.

LUSOFONIA E ÁFRICA

O chefe da diplomacia portuguesa, João Gomes Cravinho, prossegue hoje a sua deslocação a Nova Iorque com contactos com a comunidade portuguesa.

O ministro português tem prevista uma visita ao consulado-geral de Newark, deslocando-se depois à East Side High School, onde irá entregar manuais escolares de português.

Gomes Cravinho visita ainda o Sport Clube Português, onde irá conhecer o museu do clube centenário e contactar com a comunidade portuguesa de New Jersey.

O dia termina com um evento para assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

PAÍS

Quatro estruturas sindicais representativas dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa reúnem-se hoje na capital com a administração da empresa, no âmbito das negociações sobre o acordo de empresa, depois de vários plenários dos funcionários na segunda-feira.

Em maio, segundo a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), a administração comprometeu-se a reduzir a oferta do serviço para não sobrecarregar mais o horário dos funcionários, enquanto não houver um aumento do número de operacionais, um dos principais problemas apontados na empresa. O Governo anunciou entretanto que os procedimentos para as contratações serão iniciados até ao final de junho.

De acordo com a Fectrans, na área operacional há uma "situação desregrada quer de horários, quer de falta de trabalhadores e más condições de trabalho", a que se soma "a grande prepotência por parte da direção, que leva a que os trabalhadores estejam a atingir o limite de cansaço".

Desde o início do ano foram já realizadas 10 greves parciais na transportadora, afetando a circulação nas quatro linhas do serviço. Para junho foi entregue um pré-aviso de paralisação relativo ao trabalho suplementar e aos eventos especiais, estando em risco o prolongamento do horário habitual na noite de Santo António, de 12 para 13.

SOCIEDADE

O Governo apresenta hoje a proposta de revisão das aprendizagens da Matemática no ensino secundário, documento que estará em discussão pública até setembro e que defende mudanças para tornar a matemática numa disciplina que todos os alunos consigam utilizar no seu dia-a-dia.

As sugestões são do grupo de trabalho criado pelo Governo em 2018, que avaliou os problemas do ensino da Matemática em Portugal, analisou o modelo em vigor (definido no mandato do ex-ministro Nuno Crato) e desenhou as propostas de alteração.

Entre os motivos para a revisão do ensino da matemática está o insucesso - um em cada três estudantes termina o 9.º ano com negativa à disciplina -- e o facto de muitos jovens desistirem de seguir as áreas das ciências por causa da Matemática.

Entre as propostas do grupo de trabalho composto por matemáticos, professores e especialistas em educação surge a ideia de uma "Matemática para todos", ou seja, que esteja "ao alcance de todos", onde os "formalismos e os níveis de abstração excessivos deverão ser evitados".

***

O Dia Mundial da Segurança Alimentar é hoje assinalado em Lisboa com o seminário "Alimentos Seguros -- Melhor Saúde", para sensibilizar a população para a importância da segurança alimentar na promoção da saúde.

As crises mundiais de saúde pública com impacto em humanos e animais, a importância da genómica na investigação de surtos de doenças infecciosas com origem nos alimentos e a promoção da saúde pela alimentação serão temas em discussão por especialistas como Pedro Simas, investigador Instituto de Medicina Molecular e João Paulo Gomes, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.