Artigos

Sintonia e sincronia PS/PSD

A maior novidade saída da aprovação do Orçamento de Estado para 2022 é o facto de PS e PSD terem passado a estar na Madeira em completa sincronia e sintonia. Não só em sincronia, quase em coro, na Madeira, PS e PSD desdobraram-se em declarações de aplauso à proposta de Orçamento de Estado, mas também em singular sintonia, em plena harmonia e comum entendimento quanto a uma mesma linha conjunta de convergência política.

E o que torna todo este processo ainda mais marcante é a verificação de que tudo ocorre quando está em causa um dos piores processos legislativos de que há memória para a Madeira. Não existe memória de nos últimos anos existir um Orçamento de Estado tão negativo para as aspirações dos madeirenses e portossantenses.

Para além de que o Orçamento para 2022 passa ao lado dos problemas estruturais do País, no que se refere à Região Autónoma da Madeira, o Orçamento de Estado continua a não responder às necessidades de desenvolvimento desta Região. Reduz mais de 15 milhões de euros nas transferências do Estado para a Região, menos 4,8% do que no ano passado, num ano em que a taxa de inflação já é de 8%, e nas matérias primas do sector da construção civil essa previsão será superior a 30%. Ou seja, o resultado é desastroso, implicando menos transferências do Estado e muito menos poder aquisitivo para a Região.

O Orçamento louvado pelo PSD e pelo PS é de tal modo negativo para a Madeira ao ponto de que propostas aprovadas em anteriores legislaturas deixaram de estar inscritas no Orçamento de Estado para 2022: não estão inscritas medidas para dar resposta à necessária revisão do “Subsídio de Mobilidade”, nem à ligação marítima de passageiros; não responde às urgências de justo financiamento da Universidade da Madeira, nem ao reforço de meios humanos para a PSP ou para os tribunais e respetivas valorizações das carreiras.

Algumas promessas vagas poderão ter ajudado à convergência entre o PS e o PSD na Madeira. Contudo, para além de estarmos perante um acontecimento político relevante, embora todo este processo resulte em prejuízos financeiros avultados para a Madeira, a sincronia e a sintonia PS/PSD tem um alcance significativo clarificador: PS e PSD na Madeira passaram a ser “cara e coroa da mesma moeda”.