Madeira

44% da faixa corta-fogo do Funchal já foi intervencionada

Vídeo de Henrique Freitas
Vídeo de Henrique Freitas

280 dos 640 hectares da faixa corta-fogo do Funchal, o equivalente a 44%, já foram intervencionados pela Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas. No final da manhã desta sexta-feira Miguel Albuquerque visitou uma área de 32 hectares recentemente regenerada, junto ao Caminho dos Pretos.

Na ocasião, o presidente do Governo Regional destacou a importância das acções preventivas levadas a cabo pelo executivo madeirense, onde se inclui a criação da linha corta-fogo em torno da cidade do Funchal que agora ganha mais alguns hectares.  

A par do controlo das infestantes que tem sido realizado nestes terrenos, muitos dos quais doados por empresas mecenas, Miguel Albuquerque destacou a construção de mais 3 km de caminhos florestais, que num primeiro momento permitem o acesso às área a intervir, mas que serão importantes para o controlo futuro de possíveis incêndios. 

A esse respeito, o presidente do Governo realçou, também, a instalação da rede de combate a incêndios, com um depósito de 1 milhão e 500 mil litros, que abarca toda aquela zona do Caminho dos Pretos. 

As serras estão com mato porque grande parte dos terrenos tem proprietários privados e obviamente esses terrenos não são tratados pelos proprietários por razões económicas, mas neste momento, o que nós temos feito, quer em São Roque, quer aqui na zona do Monte, é fazer investimentos massivos, este investimento, nesta área não mais três milhões de euros.  Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional 

Nos 32 hectares que hoje receberam a visita de Miguel Albuquerque, que se fez acompanhar de Susana Prada e Manuel Filipe, secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas e presidente do conselho directivo do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, respectivamente, além de terem sido controladas as espécies infestantes, foram plantadas espécies com menor índice de combustão, como são os castanheiros e as faias. A orografia é um dos obstáculos à intervenção, num trabalho contínuo.  

Sobre esta matéria da prevenção dos incêndios, e porque o calor deverá aumentar nas próximas semanas, o líder do executivo madeirense aproveitou o momento para fazer um apelo à população para que proceda à limpeza dos terrenos que possui, nomeadamente nas imediações das habitações.