Madeira

Confraria Enogastronómica da Madeira ruma ao continente português

None

A Confraria Enogastronómica da Madeira vai estar esta sexta-feira, 24 de Junho, em Aveiro, na primeira edição do Confra RIA. No sábado de manhã os confrades participam no XXIV Capítulo da Confraria da Broa de Avintes e para encerrar o dia, estarão presentes na Gala dos Vinhos do Tejo 2022, em Tomar.

O Confra RIA decorre até 26 de Junho no Mercado Manuel Firmino, em Aveiro, e agrega diversas confrarias dos municípios ligados à Ria da Região de Aveiro. A iniciativa dá a conhecer os produtos endógenos da Região, a Gastronomia local animada com diversos momentos culturais, como Tertúlias, Desfiles e Concertos.

No sábado, o XXIV Capítulo da Confraria da Broa de Avintes, assinala o ponto alto das comemorações dos 25 anos desta confraria de Avintes, que defende e preserva a broa local, escura pela mistura de farinhas de milho branco e centeio, de textura densa, com pouca côdea, caracterizada por um sabor inigualável.

A Gala dos Vinhos do Tejo é um evento anual organizada pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) e pela Confraria Enófila de Nossa Senhora do Tejo (CENST), que inclui a celebração do Capítulo da Confraria a par com a distinção dos vinhos da região, dos seus agentes económicos e a entrega dos prémios referentes aos projectos: ‘Tejo Gourmet’ e ao ‘Tejo Anima’.

Diversos espaços madeirenses são candidatos aos galardões do ‘Tejo Gourmet’, nomeadamente: Alecrim.com; Beef & Wines; Chalet Vicente; Socalco Nature Calheta e Taxiko.