Boa Noite

Três horas para pedir passaporte

Lentidão vivida hoje na Loja do Cidadão deve ser tratada nesta altura de maior procura. E a culpa não é dos incansáveis funcionários de serviço

Boa noite!

Não é só nas Urgências do hospital do Funchal ou no serviço de fronteiras do aeroporto de Lisboa que o atendimento é demorado. Hoje por motivos imprevistos, logo sem hipótese de fazer agendamento prévio para pedir passaporte, tive uma soberana oportunidade de apreciar e testemunhar o funcionamento dos postos da Direcção Regional da Administração Pública e da Modernização Administrativa na Loja do Cidadão.

Cheguei às 15h18. Havia 31 pessoas em espera, o que é um logro pois há 4 tipos de senha, por sinal, todas elas prioritárias em relação à A. Fui atendido às 18h, ou seja, quase três horas depois, e fiquei despachado às 18h10. Não me queixo pois sabia ao que ia. Mas em condições normais, dando de barato que cada utente demora 10 minutos no processo burocrático, a que importa deduzir inúmeras desistências, com três balcões a funcionar em pleno, não há razão para tamanha espera.

Um sistema automatizado que padece desta lentidão, sobretudo nesta época de maior procura, não pode ser bom em qualquer parte do mundo. E a culpa não é dos incansáveis funcionários de serviço.

Os cidadãos que me reconheceram pediram-me encarecidamente que fosse porta-voz da revolta civilizada, julgando ser mais útil do que uma simples queixa no livro de reclamações. Não tenho tanta certeza, mas não posso ficar indiferente à jovem que estava na Loja pelo terceiro dia consecutivo sem conseguir fazer o pedido que tanto precisa, à senhora que contou que a senha com a letra A esteve bloqueada no 83 quase uma hora e ao casal desesperado por ter a filha à espera na creche.

Quem manda que olhe seriamente por quem trabalha, paga impostos e não merece ser desconsiderado desta forma.

Nota de rodapé: Paguei mais 30 euros do que era suposto pois, assumidamente, os prazos de entrega  dos passaportes não estão a ser respeitados. "São meramente indicativos", confidenciam-me. Logo, pelo seguro o melhor foi pedir a emissão com urgência. E mesmo assim não é certo que esteja disponível de hoje a uma semana!