Madeira

Madeira investe cerca de 1,2 ME no plano de combate a fogos

Foto DR
Foto DR

O Governo da Madeira vai investir cerca de 1,2 milhões de euros no Plano Operacional de Combate a Incêndios Rurais (POCIR) 2022, que irá vigorar entre 15 de junho e 30 de novembro, foi hoje anunciado.

Segundo revelou hoje o secretário da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, e de acordo com uma resolução aprovada no Conselho do Governo Regional em 28 de Abril, foi decidido a "atribuição de uma comparticipação financeira no valor máximo de 1.190.000 euros às associações humanitárias de bombeiros e às câmaras municipais, no período em que vigorar o POCIR 2022".

O plano abrange todo o território da Região Autónoma da Madeira (RAM) e assenta na especial cooperação dos corpos de bombeiros com os municípios, agentes, organismos e instituições que concorrem para a defesa do ambiente da floresta contra incêndios, nomeadamente o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, o Comando Territorial da Madeira da GNR, as Forças Armadas e o Comando Regional da PSP da Madeira".

Entre 15 de junho e 30 de novembro existirá um dispositivo de intervenção permanente para garantir a segurança dos "cidadãos, a salvaguarda dos seus bens, do património e do ambiente quando da ocorrência de incêndios rurais/florestais".

Além disso, pretende-se "assegurar por parte de toda cadeia de comando operacional a integridade física dos operacionais envolvidos nas operações, cumprindo as regras de segurança individuais e coletivas".