Madeira

Madeira acolhe o 'Concurso Europeu de Sidras Naturais' a 3 de Junho

O Secretário Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural apresentou hoje o concurso, no Edifício Golden
O Secretário Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural apresentou hoje o concurso, no Edifício Golden

No Dia Internacional da Sidra também vai acontecer o ‘Cider Fest’, no Colégio dos Jesuítas

No próximo dia 3 de Junho realiza-se o 'Concurso Europeu de Sidras Naturais – Madeira’22, competição que contará com a presença de um painel multidisciplinar de 22 peritos de diferentes proveniências que, de um modo rigoroso e independente, reconhecerão a qualidade das sidras submetidas a prova.

Entre o painel de jurados destacam-se escanções, membros especializados da Câmara de Provadores AgroSenseLab, chefes executivos, docentes da Universidade da Madeira, imprensa regional e nacional e produtores locais e europeus de Sidra.

Esta é uma iniciativa da secretaria regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRA), e visa não só celebrar a tradição secular de consumo deste produto na Ilha, como também o esforço dos produtores na recuperação das variedades regionais. A Madeira cria assim uma oportunidade de reconhecimento e posicionamento das suas Sidras e abre-se ao mercado europeu através de um evento que é para prosperar nos próximos anos.  

Os galardoados serão apresentados num jantar que irá decorrer a 27 de Junho do presente ano. 

Paralelamente ao concurso, no Dia Internacional da Sidra vai acontecer também o ‘Cider Fest’, no Colégio dos Jesuítas, que arrancará com uma conserva em torno da Sidra, a partir das 15:30, que permitirá à comunidade conhecer mais sobre o setor sidrícola e eixos alavancados pela Secretaria de Agricultura nos últimos anos, através de um painel de diversas personalidades, com moderação do jornalista Luís Reis.  As celebrações culminarão por volta das 18 horas com um momento musical nos edílicos jardins do Colégio dos Jesuítas.

Para este evento as vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas através do endereço: https://forms.office.com/r/Y5cGLvY1M7