Madeira

Escola da Levada dinamizou projecto eTwinning "A Fórmula da Felicidade"

Fotos DR Ver Galeria
Fotos DR

A Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva dinamizou e coordenou um projecto eTwinning intitulado "A Fórmula da Felicidade/The Formula of Happiness", centrado no bem-estar dos alunos, em contexto de pandemia, que teve como principais objectivos levar os alunos a descobrir e a expressar o que os faz felizes e a perceberem o que torna as outras pessoas felizes. Ao longo do ano lectivo, foram realizados encontros virtuais com os professores e alunos de nove países europeus.

Este projeto eTwinning teve por base o trabalho colaborativo entre alunos de várias escolas europeias, mediados pelos respetivos professores, com recurso às novas tecnologias. Envolveu cerca de setecentos alunos dos 5 aos 18 anos dos seguintes países: Alemanha, Croácia, Espanha, França, Irlanda, Polónia, Portugal, Roménia e Turquia.

O projecto coordenado pelos professores Dinis Mendonça e Lídia Fernandes teve a particularidade de ter sido desenvolvido em três línguas de comunicação e trabalho:  inglês, francês e espanhol.

Pretendeu-se, num primeiro momento, levar os alunos a descobrirem e a expressarem as suas opiniões e sentimentos sobre a temática, respondendo à questão "O que te faz feliz?". No segundo momento, os alunos realizaram um trabalho de investigação, na escola, na família e na comunidade de modo a perceberem o que torna as outras pessoas felizes, respondendo à questão "O que faz os outros felizes?". No terceiro momento, o projeto centrou-se na realização de atividades que conduzissem os alunos a serem ainda mais felizes, assim como todos aqueles que fazem parte da sua comunidade escolar e daquela em que vivem, partindo da questão "Como posso ser mais feliz e fazer os outros mais felizes?".

Um dos resultados finais do projeto foi a criação de uma tabela da felicidade onde os alunos apresentaram os elementos que os fazem felizes.

Entre os objetivos centrais do projeto contam-se os seguintes: desenvolver a inteligência emocional e o pensamento crítico e criativo através da expressão dos sentimentos; promover a reflexão e a criação de projetos de vida, fomentando a reflexão sobre elementos e atividades que podemos desenvolver para nos tornar a nós e aos outros mais felizes.

Além do Twinspace público, onde foram colocados todos os trabalhos realizados ao longo do projecto, foram criadas páginas nas redes sociais alusivas ao mesmo.