Desporto

Evans fecha manhã de sábado na frente do Rali de Portugal

Foto EPA
Foto EPA

O piloto britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris) terminou a secção da manhã de hoje da 55.ª edição do Rali de Portugal na frente da classificação, num dia em que o francês Sébastien Loeb (Ford Puma) desistiu outra vez.

Evans, que começou este segundo dia da quarta ronda do Mundial de Ralis na frente da classificação, alargou a vantagem para o segundo classificado, o finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris), após as três especiais disputadas esta manhã, em Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante.

O piloto britânico venceu em Vieira do Minho e Amarante, o mais longo troço do rali, contra a vitória de Rovanperä em Cabeceiras de Basto, terminando a secção matinal com 18,4 segundos de vantagem sobre o companheiro de equipa.

A Toyota está a dominar as operações, pois o japonês Takamoto Katsuta (Toyota Yaris) conquistou o terceiro lugar a Dani Sordo (Hyundai i20) durante a passagem por Amarante, estando, agora, a 1.19,9 minutos do líder e com 3,5 segundos de avanço para o espanhol.

Sébastien Loeb, que tinha sofrido problemas mecânicos no seu Ford na especial de Cabeceiras, ficou parado na ligação para Amarante e voltou a desistir da prova, depois de já na sexta-feira ter abandonado, na sequência de um toque numa ponte, que destruiu a suspensão traseira direita do Puma.

Quem se mantém em prova é o compatriota Sébastien Ogier (Toyota Yaris), que esta manhã também regressou à prova no sistema superrally (com uma penalização de sete minutos por cada especial falhada), depois dois furos o terem obrigado a abandonar na sexta-feira.

O campeão mundial em título despistou-se em Cabeceiras de Basto, ficou com o carro preso numa ribanceira, cedeu mais meia hora e já leva mais de uma hora de atraso.

No entanto, Ogier continuou em Amarante, onde também parou pouco depois de ter iniciado a especial, tendo retomado a marcha minutos mais tarde, cedendo mais 15 minutos.

Os pilotos regressam à competição a partir das 14:38, para a segunda passagem por Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante.

O dia encerra com a superespecial do Porto, a partir das 19:03.

Teodósio mantém-se como melhor português

O algarvio Ricardo Teodósio (Hyundai i20) mantém-se como o melhor português na 55.ª edição do Rali de Portugal, depois de concluída a secção da manhã de hoje, segundo dia de prova.

Teodósio chegou ao final da manhã na 19.ª posição da geral, com 47,7 segundos de vantagem sobre Armindo Araújo (Skoda Fábia), que é 20.º e recuperou cerca de 45 segundos nas especiais de hoje.

Armindo Araújo está a cumprir a promessa feita no final do dia de sexta-feira e tem estado ao ataque, na tentativa de recuperar a posição de melhor português, na posse de Teodósio.

O terceiro é, agora, Francisco Teixeira (Skoda Fábia), em 28.º, a 25.47,4 minutos do algarvio.