Madeira

“Sair daqui vai ser muito complicado”

João Duque, Professor Catedrático de Finanças e Gestão no ISEG -Lisbon School of Economics & Management

None

“Sair daqui vai ser muito complicado” é a conclusão de João Duque, Professor Catedrático de Finanças e Gestão no ISEG -Lisbon School of Economics & Management, o segundo orador no debate ‘O Crescimento Económico – Oportunidades e Desafios’, onde também participa o jornalista de Economia, José Gomes Ferreira, e os economistas Vera Gouveia Barros e Maximiano Martins.

Apesar da expectativa criada pelos indicadores tão bons na economia no primeiro trimestre, e mesmo confiante que tal possa vir a registar-se no terceiro trimestre (Verão), reconhece que “o maior perigo para a economia portuguesa” decorre do “impacto da guerra” e da “inflação” que provocará mais um efeito negativo na bolsa das famílias.

Embora assume que até Dezembro não está muito pessimista, João Duque assume estar “bastante pessimista daí para a frente, porque não vejo Portugal a mudar como eu desejava”, justificou.

Motivo para antever “tempos muito difíceis” e por isso, “sair daqui vai ser muito complicado”, também pela questão demográfica que “vai ser um problema e já estamos a começar a sentir este problema” que antevê venha a ser um fenómeno tipo “rolo compressor ano após ano”.