Madeira

Biblioteca de Câmara de Lobos recebeu I Encontro Regional de Jovens Embaixadores do Parlamento Europeu

None

A Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos recebeu o I Encontro Regional de Jovens Embaixadores do Parlamento Europeu, uma iniciativa da Escola Secundária Jaime Moniz, através do 'Projecto Agenda Educação – colaborar e construir EEPE', com a organização do Europe Direct Madeira, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Regional, IP-RAM (IDR, IP-RAM) e a Câmara Municipal de Câmara de Lobos (CMCL).

O encontro reuniu os jovens embaixadores do Parlamento Europeu da Escola Secundária Jaime Moniz, Escola Secundária de Francisco Franco e da Escola Profissional Cristóvão Colombo, acompanhados pelos respectivos professores coordenadores do projecto.

A iniciativa teve início com um percurso de autocarro pelo concelho de Câmara de Lobos, onde se fez a análise da aplicação de fundos europeus em projetos locais, através dos técnicos do IDR, IPRAM que acompanharam a visita.

O encontro teve continuidade na parte da tarde, na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos com a presença do vice-presidente, Leonel Silva, na sessão de abertura do evento. Seguiu-se um período de trabalho em grupos, onde os jovens embaixadores debateram as suas ideias e apresentaram as suas propostas sobre a Europa que esperam para o futuro, nomeadamente ao nível da aplicação dos fundos europeus e na concretização de programas e políticas europeias.

O projecto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu visa sensibilizar os alunos do ensino secundário para as questões europeias, a democracia parlamentar europeia, o papel do Parlamento Europeu, assim como os valores europeus. O programa proporciona aos alunos a oportunidade de conhecerem melhor os seus direitos, enquanto cidadãos da UE e de descobrirem como podem participar ativamente nos processos democráticos da União.