Madeira

Clube de Ecologia Barbusano da Francisco Franco promoveu palestra sobre 'Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos'

None

O Clube de Ecologia Barbusano da Escola Secundária de Francisco Franco promoveu, no dia 13 de Maio, uma palestra intitulada 'Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos'.

Hélder Spínola, docente na Universidade da Madeira (UMa), foi o orador que começou a referir o ciclo da água, relacionando a sua dinâmica com o território madeirense. Assim, neste contexto, explicou o que ciclo urbano da água, nomeadamente no que contempla, a sua captação, tratamento (ETA), distribuição, uso, tratamento (ETAR) e devolução ao meio ambiente (mar).

Esclareceu ainda que a situação na Madeira é "particulamente favorável" no que diz respeito à força gravítica que resulta da captação da água a cotas elevadas, facilitando a distribuição às populações e acarretando menos custos.

Referiu ainda que os aquíferos estando, geralmente, a altitudes superiores à instalação das actividades humanas, a poluição a que está sujeita é pouco significativa.

O docente da UMa enfatizou ainda que na Região, de modo geral, a água é vista como um "recurso ilimitado, o que leva algumas [pessoas] a utilizá-la sem moderação2, explica nota enviada pela escola.

Assim, neste sentido, explicou que as alterações climáticas traduzem-se numa menor precipitação e em temperaturas altas, o que reflecte na disponibilização de água, escasseando, sobretudo a agricultura, no verão.

No que diz respeito às redes de água explicou que quando verificada a rede de distrbuição às populações as perdas de água rondam os 50%, o que trata-se de uma "situação insustentável e que é urgente resolver".

Alertou também para o facto de a poluição colocar a qualidade da água em causa, pois os pesticidas e adubos químicos utilizados na agricultura contaminam os solos e, por conseguinte, os aquíferos.

Neste âmbito, abordou ainda que os cidadãos são corresponsáveis pela questão da poluição hídrica, acabando por sugerir algumas medidas como o cuidado na escolha dos detergentes e produtos de higiene. Lembrou ainda que o cuidado que todos devem ter na poupança da água e questionou os alunos presentes sobre atitudes que visam a este propósito.