Madeira

Francisco Franco recebe palestra sobre energia nuclear

None

Na próxima sexta-feira, 20 de Maio, a Escola Secundária Francisco Franco vai promover uma palestra intitulada 'Energia Nuclear na era das alterações climáticas', pelas 10 horas, na sala de sessões. Bruno Soares Gonçalves, presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear vai proferir a palestra. 

Bruno Soares Gonçalves é licenciado em engenharia física e tecnológica pelo Instituto Superior Técnico, em Lisboa. É mestre em 'Física e Engenharia de Plasmas' e doutorado em física. Em 2005 a tese de doutoramento foi distinguida com o 'European Physical Society Plasma Division PhD Research Award'.

A trabalhar em fusão nuclear desde 1996, o presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, passou três anos em Madrid no Centro de Investigações Energéticas, Ambientais e Tecnológicas e, posteriormente quatro anos no Joint European Torus (JET) como membro do 'Close Suport Unit'.  

Está envolvido em actividades de diversos projectos de desenvolvimento de diagnósticos para dispositivos de fusão, de sistemas de controlo e aquisição de dados e em análise de dados de fenómenos de turbulência na periferia do plasma.

Bruno Soares Gonçalves é autor do livro de divulgação 'Fusão Nuclear na era das alterações climáticas' que  encontra-se disponível gratuitamente, através deste link.