None
A Guerra Mundo

Fotos das manifestações de solidariedade pela paz e contra a invasão da Rússia

None

As manifestações de solidariedade com a Ucrânia face à invasão russa multiplicam-se em todo o mundo, da Argentina à Geórgia, passando por Portugal, tendo juntado hoje milhares de pessoas na Itália, França e Suíça.

None

Milhares de pessoas saíram à rua, mil das quais, segundo a polícia, se concentraram em frente à sede das Nações Unidas, em Genebra, exigindo medidas fortes contra a Rússia.

None

Em Milão foram também milhares, entre cidadãos ucranianos, políticos, membros de sindicatos, estudantes e professores, os que se manifestaram para pedir paz na Ucrânia e repudiar o ataque militar lançado pela Rússia.

None

A mobilização em Roma, na qual participaram também 40 associações, realizou-se numa praça central romana, sob o lema 'Contra a guerra, por uma Europa de paz' e começou com um minuto de silêncio pelas vítimas do conflito, que já provocou pelo menos 198 mortos, incluindo civis, e mais de 1.100 feridos em território ucraniano, segundo Kiev.

None

Um apelo à paz vindo de uma criança.

None

Em Barcelona, Espanha, cerca de 900 pessoas, segundo fontes da polícia municipal, a maioria russos e ucranianos, manifestaram-se hoje contra a guerra, que segundo Putin, visa desmilitarizar o país vizinho.

None

A manifestação, convocada pela comunidade ucraniana na capital catalã, partiu da praça da Catalunha e as cerca de 500 pessoas desfilaram pelo centro da cidade com cartazes a favor da paz e da liberdade para a Ucrânia.

None

Os manifestantes, que chamaram "assassino" a Vladimir Putin e pediram apoio internacional, juntaram-se na praça de Sant Jaume, em frente à sede da Generalitat, a membros da comunidade russa, cuja manifestação havia começado na praça da Universidade, contra a invasão da Ucrânia pelo exército do seu país. 

None

Uma mulher com uma máscara covid, com as palavras paz em várias línguas, numa manifestação em Génova.

None

Também em Israel se fizeram ouvir palavras de ordem contra Putin e a invasão da Ucrânia, lançada pela Rússia na quinta-feira de madrugada com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades.