Madeira

Madeira sob aviso amarelo devido à chuva, vento e agitação marítima

Força do vento deverá atingir os 95 km/h nas Regiões Montanhosas

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) actualizou as previsões meteorológicas para a Madeira e volta a colocar a Região sob aviso amarelo devido à chuva, vento e agitação marítima.

Desde logo, a agência antecipa o anterior aviso para a precipitação, que entra agora em vigor a partir das 15 horas desta terça-feira. Costa Sul e Regiões Montanhosas deverão contar com períodos de chuva, por vezes forte, e ocasionalmente acompanhada de trovoada até à meia-noite de quarta-feira.

Quanto ao vento, Costa Norte, Costa Sul e Regiões Montanhosas vão estar igualmente sob aviso amarelo, entre as 12 horas desta quarta-feira e as 18 horas de quinta-feira. Esperam-se rajadas entre 70 a 80 km/h, com excepção para as Regiões Montanhosas, onde a força do vento deverá atingir os 95 km/h. Posto isto, a operacionalidade do Aeroporto da Madeira deverá ficar condicionada nos dois próximos dias.

O IPMA deixa por fim um aviso para a agitação marítima na Costa Norte, Costa Sul e Porto Santo, com as ondas a puderem chegar aos 5 metros. Este aviso é válido entre as 21 horas de quarta-feira e as 23 horas de quinta-feira.

Tipo de aviso Região Em vigor
Precipitação Costa Sul e Regiões Montanhosas 15h/00h (6-7 de Dezembro)
Vento Costa Norte/Sul e Regiões Montanhosas 12h/18h (7-8 de Dezembro)
Agitação marítima Costa Norte e Porto Santo 21h/23h (7-8 de Dezembro)
Agitação marítima Costa Sul 18h/23h (7-8 de Dezembro)
Última atualização: terça-feira, 6 de Dezembro de 2022 às 6h52. Mais informação sobre os avisos no portal do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. IPMA