5 Sentidos

'SAL' deixa "uma enorme mensagem à sociedade"

None

A FNAC Madeira recebeu, hoje, a apresentação do Romance Gráfico 'SAL', com texto de João Andrade e ilustrações de Luís Buchinho.

Esta é a primeira publicação editada pela Fundação Cecília Zino, apresentada pela primeira vez na Madeira, após um périplo por Lisboa, Porto e Setúbal.

O secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, disse que foi "em boa hora" que  a Fundação Cecília Zino editou um livro, sendo de "leitura obrigatória".  

"Estão a deixar uma enorme mensagem à sociedade", frisou. 

'SAL' conta a história de uma menina de 14 anos que vive com os pais na  Madeira. O ambiente familiar negligente obriga o tribunal a retirá-la para uma casa de acolhimento temporário. Sal inicia, nesta nova casa, um longo e doloroso processo de crescimento pessoal.

A obra narra uma situação muito próxima da Fundação, que trabalha diariamente com jovens em situação de acolhimento, vítimas de violência ou perigo.

O director executivo da Fundação Cecília Zino, João Sá Mota, referiu que este livro surgiu também para que jovens que estão na mesma situação "nunca sintam que estão isolados". 

Já Luís Buchinho, ilustrador, disse que fazer a ilustração de 'SAL' "foi um desafio muito emocional".