Madeira

Pedro Ramos participou no Fórum Saúde nos Açores

None

O secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, participou, hoje, como orador na 4.ª sessão do FORUM SAÚDE, a convite do seu homólogo, Clélio Meneses.

Neste evento que reuniu os dois governantes pela pasta da Saúde nos Açores, na ilha de São Jorge, Pedro Ramos, destacou o investimento realizado nesta área, e enumerou algumas das medidas realizadas nos últimos anos e que acctualmente projectam a saúde regional para a era da digitalização e da inovação.

Neste fórum os secretários regionais da Saúde dos Açores e da Madeira anunciaram, a criação de um Centro Internacional de Longevidade para a Macaronésia, na sequência da cooperação acordada na última cimeira dos executivos de ambos os arquipélagos, realizada no Funchal, no passado mês de Setembro.

Pedro Ramos, referiu que este Centro de longevidade vai permitir “assegurar uma resposta integrada a problemática do envelhecimento. A Madeira tem os mesmos problemas que a Região Autónoma dos Açores. Criámos uma Direcção Regional para as políticas públicas integradas da longevidade, precisamente para termos uma equipa só dedicado a esta situação”, disse.

No decorrer da 4.ª sessão do Forum Saúde 2030, o governante deu a conhecer a todos os presentes as politicas de saúde e estratégias implementadas na RAM e reafirmou a importância de criar um Plano de Resposta Sanitário insular (Madeira e Açores) com o objectivo de assegurar uma resposta adequada integrada a emergências sanitárias, que respeite a singularidade insular. “Madeira e os Açores tem a responsabilidade de criar Sistemas de Saúde diferentes, Saudáveis, Seguros, e Sustentáveis”, reforçou.