Patrocinado EXTERMÍNIO - HIGIENE CONTROLE, LDA

Reutilizar embalagens: uma prática sustentável

Esta semana a Grupo Exterminio® fala-lhe da importância da reutilização de embalagens como vetor de poupança do meio ambiente.

None Ver Galeria

Vivemos num mundo baseado na ideia de extrair, consumir e eliminar e, como consequência, este costume será a causa de muitos problemas que enfrentaremos num futuro não muito longe, caso não tomemos outra atitude.
Muitas pessoas não têm consciência de que pequenas ações feitas no dia-a-dia podem proporcionar alterações benéficas e incríveis no planeta.
Com este pensamento, o Grupo Exterminio® através da sua marca Biosoluções® incentiva a reutilização das embalagens visando a preservação e a manutenção da natureza.

A importância de reutilizar embalagens

A eliminação incorreta das embalagens

Estimulada pelos avanços tecnológicos e, em grande parte, pela publicidade que nos incentiva sempre a consumir mais, a sociedade está cada vez mais presa ao hábito de comprar impulsivamente, sem pensar nos caminhos que aquele produto tomará a partir daquele instante.
É importante lembrar de que o plástico é o principal constituinte de embalagens de produtos de limpeza, como detergentes, amaciantes, sabão em pó e outros de ação multiuso. É necessário ter este facto em conta, principalmente porque produtos deste tipo são utilizados por todas as pessoas e em todos as empresas todos os dias, exigindo que uma grande quantidade de matéria-prima seja extraída da natureza, contínua e desrespeitosamente

.Os impactos no meio ambiente

O não aproveitamento das embalagens ou sua produção exacerbada provoca impactos, muitas vezes, irreversíveis no ecossistema.
Quando uma embalagem não é reutilizada, o plástico da mesma pode vir a poluir o solo e os lençóis freáticos, seja pelo próprio material, que não é biodegradável, seja pelo resto de substâncias que, quando não eliminadas corretamente, afetam a água e os alimentos.
Somado a isso, embalagens de plástico consomem muita energia e também muito dióxido de carbono, tanto na sua síntese, como no transporte de água necessário para sua produção, indo contra a ideia de sustentabilidade

.Os benefícios para a sociedade e para o meio ambiente

Vantagens económicas a curto e a longo prazo
Os benefícios proporcionados pela reutilização de embalagens são percebidos a longo e a curto prazo. A curto prazo, reduz-se o consumo de novos plásticos. A longo prazo, nota-se o impacto desta ação na redução substancial de novas produções de embalagens e, por conseguinte, na diminuição de carregamentos, ou seja, menos plástico, menos gastos com o deslocamento de materiais em transportes, ou seja, vantagens para o meio ambiente e para a economia.

Vantagens ao meio ambiente
A reutilização de embalagens é uma prática sustentável já conhecida há bastante tempo, contudo não é totalmente utilizada por falta de hábito da parte do consumidor.
Aproveitando a mesma embalagem, uma menor quantidade de matéria-prima será retirada do meio ambiente. No caso do plástico, que tem a sua origem no petróleo, a prática da reutilização de embalagens será a economia de uma fonte de energia esgotável, cuja exploração afeta, e muito, o meio ambiente. Somado a isso, quanto menos plástico é usado, menor será a emissão de gases poluentes na atmosfera, seja na síntese ou no transporte deste material.
Por fim, quando a eliminação dos plásticos for feita corretamente, os solos, lençóis freáticos e ecossistemas poderão ser poupados do descaso que temos com aquilo que poderíamos aproveitar.

Tenha como lema otimizar a limpeza e ser sustentável!
Reutilizar embalagens é uma prática que devemos incentivar cada vez mais e é de grande valia para todos os que desejam preservar o meio ambiente com atitudes sustentáveis para as próximas gerações.

Grupo Exterminio® possui uma oferta variada de produtos de limpeza concentrados profissionais da sua marca registada Biosoluções® e sistemas de Higiene e Limpeza, adequados a todas as tarefas de higiene e limpeza profissional e doméstica.

Dúvidas? Contacte-nos para conhecer os nossos produtos e serviços!
Estamos sempre disponíveis para ajudar na implementação de processos e sistemas que tornam a sua limpeza mais eficaz e inteligente.. Solicite a avaliação de um dos nossos consultores que apresentaremos os melhores procedimentos a serem adotados.

Incentivamos os nossos clientes a devolverem as embalagens, de modo que possamos reutilizá-las e, juntos, ajudarmos o meio ambiente!

Otimizar a limpeza é ser sustentável!

Contacte-nos para uma maior rentabilidade nas limpezas em segurança, sem riscos para a saúde e para o meio ambiente!291 930 500

[email protected]

Visite a nossa página de Facebook e LinkedIn.  

Extermínio - o seu parceiro de gestão integrada de controle de pragas - em prol da Saúde Pública desde 1990!