Madeira

Madeira quer garantir abastecimento à Região na greve dos 'portos'

None

A Madeira quer ver contemplado o abastecimento à Região na lista de serviços mínimos da greve dos 'portos', que deverá acontecer nas próximas semanas.

De acordo com o de pré-aviso de greve do Sindicato dos Capitães, Oficiais Pilotos, Comissários e Engenheiros da Marinha Mercante, esses profissionais vão fazer greve nos dias 29 e 30 de Novembro e 6 e 7 de Dezembro. Perante esta previsão, Rui Barreto voltou a alertar o Ministério das Infraestruturas e Habitação e o do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social para que garantam o abastecimento das regiões autónomas nas definições dos serviços mínimos.

Embora esteja solidário com os propósitos apresentados pela referida estrutura sindical nacional, tendo, inclusive, já se reunido com o presidente desta, o secretário regional da Economia considera que seria importante que os madeirenses e porto-santenses não fossem penalizados, atendendo à sua dependência total do abastecimento por via marítima.

Rui Barreto reconhece, ainda assim, que no passado, em situações semelhantes, tal pedido foi atendido, reivindicando, por isso, que o mesmo venha a acontecer desta vez, por forma a não penalizar os madeirenses neste diferendo que depende, exclusivamente, do Governo da República. 

Tal como afirmou, "no processo de fixação dos serviços mínimos, é imperioso que sejam tomadas medidas excepcionais de salvaguarda do abastecimento da Região, designadamente sejam assegurados todos os meios para garantir a operação de todos os navios de abastecimento à Região Autónoma da Madeira, bem como a saída de navios, quando esteja em causa a disponibilidade de cais para navios de ou para a Região Autónoma da Madeira", medidas que vão ao encontro do que foi garantido na definição dos serviços mínimos no passado.