Madeira

“As 43 Casas do Povo da Região chegam a mais de 50 mil pessoas", diz Rita Andrade

None

A Casa do Povo do Caniço celebrou, ontem, o 25.º aniversário, num convívio que teve lugar no Salão Paroquial das Eiras, uma instituição que chega, mensalmente, a mais de 200 pessoas, através das suas diversas actividades e acções de formação.

Em representação do presidente do Governo Regional, esteve presente a secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, que começou por dar os parabéns, não só à actual direcção liderada por Nelson Freitas, mas também “a todos os que já passaram por esta casa e deram tanto de si, muitas vezes em regime de voluntariado, e em total dedicação à causa de servir o próximo”.

A governante destacou ainda que “a Casa do Povo do Caniço tem vindo a afirmar-se em muitas áreas, desde a sociocultural e musical, ao vasto leque de ações de formação que desenvolve junto dos seus utentes. Também através do polo de emprego, que acompanha cerca de 500 pessoas ao longo do ano, e do apoio social que presta, diariamente, a quem mais necessita”.

Na oportunidade, revelou que "as 43 Casas do Povo da Região chegam a mais de 50 mil pessoas, o que é muito relevante".

"O trabalho que cada uma faz nos seus concelhos diferencia-se pela proximidade e pelo alcance junto da população local”, disse, relembrando ainda que, em tempos recentes e desafiantes, estas instituições estiveram sempre na linha da frente no apoio à população e, na conjuntura actual, “nestes tempos incertos que vivemos, devido à guerra na Ucrânia, as Casas do Povo têm sido, uma vez mais, verdadeiros parceiros do Governo Regional, fazendo chegar à população os vários apoios que têm como objectivo fazer face à subida dos preços dos bens essenciais, como é o caso do PROAGES”.

A Casa do Povo do Caniço é parceira do Governo Regional na divulgação do Programa de Apoio à Garantia de Estabilidade Social (PROAGES), que apoia as famílias trabalhadoras mais vulneráveis no pagamento das suas despesas mensais de água, luz, gás, electricidade, telecomunicações e combustíveis. Actualmente, através do PROAGES, já foram apoiadas mais de 250 famílias, num total de mais de 700 pessoas do concelho de Santa Cruz.

Esta Casa do Povo é também parceira do Governo Regional na divulgação do Complemento Regional para Idosos (CRI), que chega actualmente a mais de 200 idosos com baixas pensões, residentes neste concelho.

Para além do convívio no Salão Paroquial das Eiras, o programa comemorativo arrancou com a celebração de uma missa na Igreja Paroquial, seguida de uma homenagem a seis pessoas ligadas à Casa do Povo, nomeadamente o primeiro presidente da instituição, José Luís dos Santos; Damião Coelho, anterior presidente e actual presidente da Assembleia Geral; Roquelino Ornelas, anterior presidente da Assembleia Geral e direvtor do Núcleo Museológico; Carlos Barbosa, dinamizador dos passeios a pé; Ângelo Martins, guia dos passeios; e Algerina Basílio, funcionária da Casa do Povo.


Destaque ainda para a animação musical, que esteve a cargo do Grupo Coral e Etnográfico – ‘o Brinquinho’ e do Grupo de Acordeonistas da Casa do Povo do Caniço.