Turismo Madeira

"A pandemia constituiu para nós uma óptima oportunidade"

Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo e Cultura na abertura da XV Edição da Conferência Anual do Turismo

Foto Miguel Espada/Aspress
Foto Miguel Espada/Aspress

Em representação de Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira, Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo e Cultura, reconheceu, na abertura da XV Edição da Conferência Anual do Turismo (CAT), que a estratégia em curso do Turismo da Madeira baseou-se no contributo da Ordem dos Economistas.

Depois de lembrar o saudoso João Borges, enalteceu o tema escolhido desta XV edição, SWOT (do inglês Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, em português: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), o facto de pela primeira vez a organização “levar a Conferência ao Porto Santo”, e a razão destas conferências como “fórum de debate amplo e aberto” que tem permitido “que se criasse uma consciência cada vez mais alargada e melhor preparada para poder decidir”.

Dito isto, Eduardo Jesus assumiu que a estratégia que a Madeira hoje segue na política afecta ao sector do Turismo “baseou-se no (neste) contributo da Ordem dos Economistas”.

Depois de dois anos em que a Conferência anual foi suspensa devido ao Covid-19, na abertura desta edição que marca a retoma do evento, o governante também reconheceu que “a pandemia constituiu para nós (RAM) uma óptima oportunidade”. Tudo porque num ambiente tão adverso como esse que vivemos nos últimos dois anos a Madeira soube adaptar-se e assegurar um conjunto de medidas e de conquistas.

Na intervenção que fechou a sessão de abertura que tem como palco o Centro de Congressos da Madeira (Pestana Casino), para culminar amanhã no Porto Santo, no Auditório Câmara Municipal local, Eduardo Jesus deu nota de um estudo recente sobre as tendências e preferências dos europeus. Entre as conclusões ressalvou que a maioria, mais concretamente “62 % dos europeus prefere viajar para destinos na Europa”, e que há também “a tendência para encurtar a duração das férias”.