Madeira

Canalização de ribeiros em Santo António concluída em 2023

None

As obras de canalização dos ribeiros do Trapiche e da Casa Branca, em Santo António, que começaram na semana passada, devem estar concluídas no início do segundo semestre de 2023, uma vez que o prazo de execução é de 18 meses.

Isto mesmo foi referido nesta tarde de segunda-feira, durante a visita que o secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, está a realizar à intervenção em Santo António, uma visita que conta com a presença do presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado.

“Esta obra, com uma extensão de 500 metros, reveste-se de alguma complexidade, pois a canalização da ribeira prevê também a regularização com travessões de modo a permitir a quebra da energia cinética da água”, observou o governante, considerando que a mesma “é fundamental para garantir a segurança da população.

Por outro lado, tendo em conta que aquela zona foi uma das mais afectadas pela aluvião de 20 de Fevereiro de 2010, Pedro Fino fez questão de lembrar que aquela área já foi alvo de outras intervenções. “O Governo Regional já fez uma intervenção na passagem hidráulica na Estrada Comandante Camacho de Freitas e agora está a fazer estas intervenções nos ribeiros”.

De salientar que o concurso foi adjudicado por 3.133.000 euros.