Madeira

"A desinformação pode prejudicar a democracia", diz José Manuel Rodrigues

None

"A desinformação pode prejudicar a democracia e nalguns casos, onde a democracia é mais fraca, pode pôr em causa os próprios regimes democráticos”,  disse, esta manhã, o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, na Escola da Apel, no debate realizado no âmbito do projecto Parlamento dos Jovens subordinado ao tema 'O Impacto da Desinformação na Democracia'.

No debate participaram também Ricardo Miguel Oliveira, director do DIÁRIO de Notícias da Madeira, Gil Rosa, subdirector de conteúdos da RTP-Madeira, e António Lopes da Fonseca, líder parlamentar do CDS-PP no parlamento madeirense.

“É dever dos Estados, das regiões e dos governos apoiarem a ‘imprensa de referência’”, referiu José Manuel Rodrigues, defendendo para tal ajudas financeiras “à imprensa, à rádio e à Televisão de referência”. Entende por isso que a escola tem um papel fundamental e deve apostar mais na “literacia mediática”, através do ensino e da educação dos “jovens para a lidarem com as redes sociais, com os fenómenos de desinformação e com as notícias falsas”.

Rodrigues vincou que é preciso “dar verdade e notícias o mais correcta possíveis para que os jovens, quando adultos, possam ter uma melhor formação e possam escolher em consonância, dentro do regime democrático”.

O debate, promovido pelos alunos da Apel, candidatos ao Parlamento dos Jovens, teve por objectivo a troca de opiniões e sugestões sobre as medidas elaboradas pelos estudantes, que serão levadas à sessão regional, que terá lugar, no dia 22 de Março, no parlamento madeirense.