eleições legislativas Madeira

Iniciativa Liberal defende reforço do combate à violência doméstica

None

A candidatura da Iniciativa Liberal (IL) aproveitou hoje o dia para falar com vítimas de violência doméstica, "outra verdadeira pandemia", alerta Alícia Teixeira, número dois da lista do Iniciativa Liberal às Legislativas Nacionais.

A candidata realça que este é "um crime com milhares de vítimas em Portugal2, tendo sido registados, em 2021, "quatro casos chocantes entre nós".

O crime de violência doméstica envolve uma diferença de poder entre o agressor e a vítima, que se concretiza não só através da violência física, mas também psicológica, económica e sexual. As vítimas deste crime são maioritariamente mulheres e, segundo o Relatório Anual de Monitorização de Violência Doméstica de 2019, elaborado pelo Ministério da Administração Interna, em 2019 mais de 80% das vítimas das ocorrências participadas eram mulheres, enquanto mais de 80% dos denunciados eram homens. Mas atenção que a violência doméstica afecta também homens e crianças.

“É, portanto, fundamental que as vítimas de violência doméstica tenham acesso a serviços sociais de urgência, apoio e acolhimento, e recuperação. Isto inclui acompanhamento psicológico, apoio educativo à unidade familiar e apoio à formação e inserção laboral”, referiu 

Neste seguimento a IL defende que “é preciso investir numa intervenção que não passe apenas pela punição, mas também pela educação, promoção do comportamento não violento e a resolução pacífica de conflitos”.

“É importante formular uma intervenção multidisciplinar rápido, de modo a investir na segurança da vítima de modo a separá-la imediatamente da fonte de violência”, acrescentou Alícia Teixeira.