Madeira

Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão surge para "responder às necessidades" da população

None

O Instituto de Segurança Social da Madeira integra, actualmente, 10 Centros de Actividades de Capacitação para a Inclusão (CACI), que dão apoio a 426 pessoas adultas com deficiência, contando com 258 trabalhadores.

A Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, Augusta Aguiar, visitou, hoje, o novo Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, no Caniçal.

Na ocasião, a Secretária Regional relevou que “este novo Centro, localizado no Caniçal, surge devido à necessidade de expandir a capacidade de resposta no concelho de Machico, permitindo, assim, receber mais utentes. Ao longo do tempo, esta resposta ocupacional, hoje com a designação de Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, tem conhecido uma evolução, com dinâmicas de trabalho que assumem uma abordagem sistémica, envolvendo diferentes parcerias e contextos na adequação das respostas às dimensões e individualidade de cada utente.”

Augusta Aguiar destaca que “revela-se fundamental desenvolver um plano abrangente com soluções de inclusão para as pessoas com deficiência, de modo a assegurar o processo de reabilitação psicossocial, e contribuir para uma melhoria na qualidade de vida das pessoas adultas com deficiência, garantindo, simultaneamente, o apoio às respetivas famílias. As medidas implementadas têm passado pela descentralização dos Centros de Atividades, que representam um contributo crucial na concretização do reiterado objetivo do Governo Regional de, no domínio da inclusão e coesão social, garantir igualdade de condições e oportunidades à pessoa adulta com deficiência.”

O Instituto de Segurança Social da Madeira integra, atualmente, 10 Centros de Atividades de Capacitação para a Inclusão (CACI), que dão apoio a 426 pessoas adultas com deficiência, contando com 258 trabalhadores.

O novo Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão do Caniçal funcionará como um prolongamento da estrutura de Machico, para onde transitaram alguns utentes da freguesia do Caniçal, bem como da freguesia do Porto da Cruz, recebendo inicialmente um total de 12 utentes. A sua integração no edifício onde funciona, atualmente, o Centro de Convívio para a população idosa do Caniçal, irá permitir desenvolver um conjunto de atividades conjuntas entre as pessoas idosas e as pessoas com deficiência, trazendo inúmeros benefícios para ambas as partes.

“Em nome do Governo Regional, gostaria de agradecer todo o trabalho desenvolvido pelos colaboradores dos Centros de Atividades de Capacitação para a Inclusão que, diariamente, trabalham em prol das pessoas com deficiência. Termino por desejar as maiores felicidades ao novo Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão do Caniçal, aos seus colaboradores e utentes”, concluiu.