Madeira

Presidentes dos Parlamentos da Madeira e Açores prometem projecto em defesa das ilhas

None

Os presidentes das Assembleias Legislativas da Madeira, José Manuel Rodrigues, e dos Açores, Luís Garcia, encetaram, esta sexta-feira, conversações para o fortalecimento da cooperação com vista à melhoria do funcionamento dos parlamentos regionais e à consensualização de propostas para o aprofundamento da Autonomia.

A confirmação foi dada no final da reunião, realizada esta tarde na cidade da Horta, na sede do Parlamento dos Açores, no primeiro dia da visita oficial do presidente da Assembleia Legislativa da Madeira aos Açores, que acontece a convite do homólogo açoriano.

José Manuel Rodrigues salientou que numa futura revisão constitucional, é preciso "rever o modelo de financiamento das Autonomias", ou seja, definir que "solidariedade tem o Estado para com os portugueses das ilhas" e verificar de "que forma o Estado está a cumprir o princípio da continuidade territorial".

Estes assuntos já estão a ser trabalhados por Comissões criadas pelos dois parlamentos, sendo que o "parlamento da Madeira aprovou este ano, por unanimidade" uma proposta de revisão da Lei de Finanças das Regiões Autónomas. "O importante é ter aqui uma ‘frente atlântica’ que possa junto do Estado e junto da União Europeia defender os interesses dos portugueses das ilhas dos Açores e da Madeira", vincou.

José Manuel Rodrigues garantiu que a proposta aprovada na Madeira assegura "um aumento de verbas para os Açores" e corrige "as injustiças em relação à Região Autónoma da Madeira, em matérias que o Estado não cumpre, designadamente a solidariedade nacional, o princípio da continuidade territorial e o Fundo de Coesão". Por isso, José Manuel Rodrigues entende que há razões para que a Madeira e os Açores estejam unidos. "Sempre que a Madeira e os Açores estiveram unidos, na defesa dos seus interesses, alcançaram mais do que quando estiveram isolados", concluiu o presidente do Parlamento madeirense.

Já o Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores considerou que a visita do homólogo madeirense "constitui um grande passo das Assembleias Legislativas regionais para fortalecer esta cooperação que queremos estabelecer".

"A consensualização destas matérias constitui uma mais-valia quando chegarmos à Assembleia da República”, disse Luís Garcia.

O presidente do Parlamento Açoriano revelou ainda que esta iniciativa pretende "abrir um outro conjunto de portas de cooperação entre as duas Regiões, ao nível económico, social e cultural, que constituem oportunidades e vantagens" para os Açores e para a Madeira.

Esta é a altura de pôr tudo em cima da mesa, de discutir as soluções e de as consensualizar. Luís Garcia

No primeiro trimestre do próximo ano deve acontecer uma reunião das Comissões parlamentares, da Madeira e dos Açores, para o aprofundamento da Autonomia, tendo por finalidade encontrar propostas, que agradem a ambas as partes, para a revisão Constitucional e para a alteração da Lei das Finanças Regionais.