Eleições Autárquicas Madeira

IL quer escola de jardinagem na Camacha

None

A Iniciativa Liberal (IL) defende a criação de uma escola de jardinagem e de formação de técnicos arboristas no sítio do Vale Paraíso, na freguesia da Camacha, ideia lançada pelos candidatos Nuno Morna e Duarte Olim. 

A candidatura da IL a Santa Cruz diz que existe uma quinta no Vale Paraíso "que está a cargo da Aldeia do Padre Américo", espaço onde "já lá não está ninguém há algum tempo".

O edifício e a sua envolvência pertencem à Diocese, indica a IL, considerando o "espaço maravilhoso, carregado de frondosas árvores onde conseguimos encontrar sobreiros, castanheiros e uma miríade de árvores de grande porte".

O conjunto do espaço e da sua casa tem um valor imensurável. Uma estrutura fantástica que existe no concelho de Santa Cruz que pouca ou nenhuma utilidade tem. Se os santa-cruzenses nos confiarem os destinos deste nosso concelho, um dos projectos que temos passa por estabelecer um protocolo com a Diocese, procurando também o apoio do Governo Regional, no sentido de neste espaço nascer uma Escola de Jardinagem e de Formação de Técnicos Arboristas. Candidatura da Iniciativa Liberal à CM de Santa Cruz

Segundo os candidatos Nuno Morna e Duarte Olim foi recentemente aprovada na Assembleia da República a Lei n.º 59/2021 que "cria o Regime Jurídico de Gestão do Arvoredo Urbano" pelo que "as Câmaras Municipais e o património arbóreo do Estado ficarão comprometidos com um guia de boas práticas que define normas em operações como podas, transplantes e abates, bem como obrigando ainda a uma selecção de espécies adequada a cada área geográfica". É assim "importantíssimo que formemos quadros nesta área", justificam.

O que pretendemos é uma escola modelar como as que há no Reino Unido, onde poderíamos ir beber modelos de estruturação e de gestão. Aqui caberia de tudo, desde aquele que procurasse uma solução profissional para o seu futuro, jardineiros, como aquele que quisesse ter conhecimentos suficientes para cuidar do jardim e das árvores da sua casa. Candidatura da Iniciativa Liberal à CM de Santa Cruz