Madeira

GR reforça apoio aos taxistas em mais de meio milhão de euros

Profissionais podem concorrer novamente ao apoio de 438,81 euros

None

O secretário regional da Economia, Rui Barreto, anunciou, esta quarta-feira, 1 de Setembro, o reforço do apoio aos taxistas da Região, através do programa de apoio excepcional, destinado à manutenção do Serviço Público de Transportes em táxi na RAM.

Junto dos profissionais de táxi, Rui Barreto, começou por dizer que, no âmbito da primeira fase, já foram pagos mais de 400 mil euros, avançando que para esta segunda fase, apresentada esta manhã, está reservado mais de meio milhão de euros.

O governante com a pasta da Economia lembrou ainda que os profissionais que concorreram à primeira fase do programa podem concorrer novamente a este apoio de 438,81 euros, da mesma forma que os táxis de letra 'T', podem agora também se candidatar, recebendo, neste caso, as ajudas referentes à primeira e segunda fase, perfazendo um total de 877,62 euros.

Além disso, o secretário regional da Economia destacou também a medida aprovada no último Conselho de Governo, que define que “nas duas inspecções periódicas que os motoristas de táxi têm de fazer com as suas viaturas no Centro de Inspecções, e que são obrigatórias por lei, apenas pagarão uma das inspecções”.

Rui Barreto considera que estas medidas, a par de outros incentivos e apoios que têm sido concedidos pelo Governo Regional, são “uma ajuda absolutamente merecida”, sobretudo face às dificuldades que estes profissionais enfrentaram ao longo da pandemia.

Em contacto com as associações, com a TáxisRAM, com a AITRAM, num contacto aberto e permanente, a acompanhar o sector e a sua evolução num período absolutamente difícil, em que as áreas do turismo, da restauração e dos transportes, onde se incluem os motoristas de táxi, sofreram imenso, sem qualquer facturação.

O presidente da direcção da TáxisRAM, Paulo Pereira, fez questão de tornar público o agradecimento por todas estas medidas que vieram ajudar os profissionais de táxi durante este período, salientando, também, o ambiente de diálogo e da forma como “o Governo Regional, a Secretaria Regional Regional da Economia e, particularmente, o secretário regional da Economia têm acompanhado não apenas o sector dos táxis, como todos os outros” que têm sido afectados pela pandemia.