Desporto

Fernando Santos chama Trincão devido a lesão de Pedro Gonçalves

Foto EPA
Foto EPA

Médio do Sporting queixou-se no treino desta tarde e foi dado como indisponível pela Unidade de Saúde e Performance da FPF.

O avançado Francisco Trincão foi hoje chamado à seleção portuguesa, substituindo na convocatória o médio Pedro Gonçalves, que foi dado como "indisponível" para os jogos com República da Irlanda, Qatar e Azerbaijão, informou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Segundo indicou o organismo no sítio oficial na Internet, o médio do Sporting, que integrava a lista inicial de 25 jogadores convocados por Fernando Santos, "apresentou queixas durante o aquecimento no treino de hoje e não participou na sessão", tendo sido "sujeito a um exame médico", cujo "resultado obriga a paragem nos próximos dias".

O avançado do Wolverhamptom, de 21 anos, que esta temporada vai atuar no emblema inglês por empréstimo do FC Barcelona, conta com seis internacionalizações pela equipa principal das 'quinas' e foi o escolhido para render Pedro Gonçalves.

Esta é a terceira 'baixa' para Fernando Santos, que já tinha chamado Nélson Semedo, do Wolverhamptom, para render Ricardo Pereira, que se lesionou ao serviço do Leicester.

Na segunda-feira, o defesa do Sporting Gonçalo Inácio, que se estreou em convocatórias da seleção 'AA' portuguesa, não chegou a integrar os trabalhos com vista aos encontros com a República a Irlanda e Azerbaijão, do Grupo A de qualificação para o Mundial2022, sendo que, até agora, não foi chamado nenhum substituto.

Portugal e República da Irlanda defrontam-se na quarta-feira, a partir das 19:45, no Estádio Algarve, um encontro que será dirigido pelo esloveno Matej Jug, enquanto o italiano Paolo Valeri estará no videoárbitro (VAR).

No dia 07 de setembro, os lusos jogam com o Azerbaijão, em Baku e, pelo meio, vão defrontar o Qatar, num particular agendado para sábado, em Debrecen, na Hungria.

A fase de grupos da qualificação europeia para o Mundial2022 termina em novembro e o vencedor de cada um dos 10 grupos apura-se diretamente para a fase final. Os segundos classificados vão disputar os 'play-offs' de apuramento, aos quais se juntarão dois vencedores de grupos da Liga das Nações que não consigam qualificar-se diretamente para a fase final ou para os 'play-offs'.

Lista dos 24 convocados:

- Guarda-redes: Anthony Lopes (Lyon, Fra), Diogo Costa (FC Porto) e Rui Patrício (Roma, Ita).

- Defesas: João Cancelo (Manchester City, Ing), Nelson Semedo (Wolverhampton, Ing), Domingos Duarte (Granada, Esp), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Manchester City, Ing), Nuno Mendes (Sporting) e Raphaël Guerreiro (Borussia Dortmund, Ale).

- Médios: Danilo Pereira (Paris Saint-Germain, Fra), João Palhinha (Sporting), Rúben Neves (Wolverhampton, Ing), Bruno Fernandes (Manchester United, Ing), João Mário (Benfica), João Moutinho (Wolverhampton, Ing) e Otávio (FC Porto).

- Avançados: André Silva (Leipzig, Ale), Bernardo Silva (Manchester City, Ing), Diogo Jota (Liverpool, Ing), Cristiano Ronaldo (Juventus, Ita), Rafa (Benfica), Gonçalo Guedes (Valência, Esp) e Francisco Trincão (Wolverhampton, Ing).