Coronavírus País

Açores com 25 novos casos de infecção em quatro ilhas

None

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 25 novos casos de covid-19 nas ilhas de São Miguel, Pico, Faial e São Jorge, e 12 pessoas recuperaram da doença, informa hoje a Autoridade de Saúde Regional.

De acordo com o comunicado diário daquela entidade, os novos casos foram detetados em 787 análises realizadas nos laboratórios de referência da região, tendo sido registados 21 em São Miguel, dois no Pico, um no Faial e outro em São Jorge.

"Em São Miguel, 19 novos casos correspondem a transmissão comunitária. Outros dois estão associados à cadeia de transmissão local existente na ilha do Pico, sendo que a mesma passa a ser partilhada entre as duas ilhas", acrescenta o comunicado.

Ainda de acordo com a Autoridade de Saúde dos Açores, no Faial, "um viajante não residente obteve resultado positivo no rastreio por sintomatologia".

Já em São Jorge, o novo caso positivo "integra a cadeia pré-existente partilhada entre o Faial e São Jorge".

Hoje estão internados 11 doentes (menos dois do que na quinta-feira), todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, com três em Unidade de Cuidados Intensivos.

Estão ativas 10 cadeias de transmissão local primária em todo o arquipélago, sendo duas na Graciosa, uma no Faial, uma partilhada entre Pico e São Miguel, cinco na Terceira e uma partilhada entre Faial e São Jorge.

Até ao presente foram extintas 229 em todas as ilhas.

Foram ainda registadas 12 recuperações nos Açores nas últimas 24 horas.

A Autoridade de Saúde açoriana dá nota ainda que "um caso recuperado" no dia 20 deste mês na freguesia dos Arrifes, concelho de Ponta Delgada, "encontra-se internado no Hospital do Divino Espírito Santo, por ainda apresentar sintomatologia, pelo que volta assim a fazer parte dos casos positivos ativos em São Miguel".

Assim, o arquipélago regista atualmente 281 casos positivos ativos: 242 em São Miguel, 15 na Terceira, 10 na Graciosa, sete no Faial, quatro no Pico e três em São Jorge.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.641 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 8.153 pessoas e falecido 41.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 26 de agosto, foram vacinadas nos Açores 163.227 pessoas com a primeira dose (69%) e 167.079 com vacinação completa (70,6%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

A covid-19 provocou pelo menos 4.472.486 mortes em todo o mundo, entre mais de 214,5 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.689 pessoas e foram contabilizados 1.028.421 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.