Mundo

EUA garantem que retirada de pessoas continuará até 31 de Agosto

None

A retirada de pessoas do Afeganistão continuará "até ao fim da missão americana", programada para 31 de agosto, garantiu hoje o Departamento de Defesa dos EUA, negando que possam ser concluídas "em 36 horas".

"Continuaremos a retirar o maior número possível de pessoas até ao final da missão", escreveu o porta-voz do Pentágono, John Kirby, na sua conta da rede social Twitter, acrescentando que "as operações de retirada [de pessoas] de Cabul não terminarão em 36 horas".

Os soldados norte-americanos, que garantem a segurança no aeroporto da capital afegã, devem deixar o Afeganistão até terça-feira, prazo para a retirada total estabelecido e confirmado pelo Presidente, Joe Biden.

Para cumprir esse prazo, a retirada deveria ter começado antes, o que agora torna mais complexas a retirada de estrangeiros e afegãos considerados em perigo desde a tomada do poder pelos talibãs, em meados de agosto.

Contudo, o ritmo das saídas, que acelerou nos últimos dias, já começou a abrandar.

De acordo com um relatório da Casa Branca na manhã de hoje, 13.400 pessoas foram retiradas nas últimas 24 horas (5.100 a bordo de 17 aviões militares dos EUA e 8.300 em 74 aviões da coligação internacional).

Desde o início da ponte aérea, em 14 de agosto, os Estados Unidos ajudaram a retirar aproximadamente 95.700 pessoas.

Muitos dos países aliados dos Estados Unidos anunciaram o fim iminente das suas próprias operações e alguns, como o Canadá, já interromperam os seus resgates de pessoas.