Madeira

CDU reivindica a regularização urgente dos "vínculos precários" existentes na RTP-Madeira

None

A Candidatura da CDU às Eleições Legislativas pelo círculo eleitoral da Madeira, Herlanda Amado, esteve esta quinta-feira, 9 de Dezembro, junto às instalações da RTP Madeira para dar voz à reivindicação dos trabalhadores daquela emissora televisiva.

Herlanda Amado recorda que a CDS tem vindo a desenvolver nos últimos anos diversas acções com o objectivo de regularizar a situação de muitos trabalhadores da RTP Madeira: "Temos reivindicado a regularização dos vínculos precários existentes na RTP Madeira, é inaceitável que empresas públicas, como é o caso da RTP, e em particular a RTP-Madeira, sejam promotoras da precariedade laboral, através de vínculos precários directos para o desempenho de necessidades permanentes, ou pela subcontratação de trabalhadores através de empresas de prestação de serviços para garantir o normal funcionamento da empresa". 

A candidata destaca que já foram integrados do quadro desta empresa pública oito profissionais que se encontravam em situação de precariedade laboral, algo que se deve à "luta destes trabalhadores e das suas estruturas sindicais, que contou sempre com a proposta e intervenção decisiva da CDU nos vários planos de intervenção institucional", refere. 

A CDU acusa o Governo da República de não cumprir "com a legislação aprovada em tudo quanto o obrigava à vinculação de trabalhadores precários nos quadros de pessoal da RTP". Na Madeira, o agravamento da situação resulta do facto da empresa "ter iniciado um processo de requisição de mais trabalhadores precários para as necessidades de funcionamento permanente da RTP Madeira", estimando que existam cerca de 50 trabalhadores nessa situação. 

No combate à precariedade laboral não podemos deixar que ninguém fique para trás. A não integração destes trabalhadores nos quadros da RTP configura um acto da mais elementar injustiça, contrariando a dita intenção do Estado em reduzir o trabalho precário na administração pública e nas empresas públicas.

"Combateremos a precariedade laboral que PSD, CDS e PS, têm potenciado ao longo dos seus governos, durante anos, apresentando propostas concretas que garantam que as recentes conquistas de direitos no plano remuneratório e de vínculos de muitos milhares de trabalhadores tenham continuidade na próxima legislatura", remata a candidata.