Madeira

Governo Regional estuda passes sociais gratuitos para voluntários regulares

None

O Governo Regional está a analisar o estabelecimento de um protocolo que garanta acesso aos passes sociais gratuitos aos voluntários regulares, uma medida a ser aplicada a médio prazo. O anúncio foi feito há instantes pela secretária regional da Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade.

A propósito do VII Encontro de Voluntários, iniciativa que decorre na Casa de Saúde Câmara Pestana, a governante recordou que em 2019 foi estabelecido um regime jurídico que definiu os termos do registo e emissão do cartão do voluntário madeirense.

"Devido à pandemia, e às medidas restritivas implementadas pelas autoridades de saúde em 2020 e início de 2021, houve um abrandamento, nalguns casos mesmo interrupção das actividades de voluntariado, que, entretanto, se retomaram, mais recentemente", precisou Rita Andrade.

Por esse motivo, a secretário assumiu hoje o compromisso de "retomar este processo, de registo dos voluntários e emissão dos respectivos cartões, ao abrigo do acordo estabelecido com a Casa do Voluntário, dando assim a devida continuidade a este protocolo tão relevante".

"O cartão de voluntário permitirá aos voluntários regulares, após conclusão do processo de registo e emissão do cartão, o acesso a um conjunto de benefícios, nomeadamente, a isenção de taxas moderadoras na saúde, descontos na aquisição de publicações e bilhetes de ingresso em espetáculos, bem como entradas gratuitas em museus sob a tutela da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, entre outras", relembrou Rita Andrade.

Estima-se que, este ano de 2021, o voluntariado tenha crescido 30% em Portugal. Na Madeira, são cerca de 1.900 voluntários, dos quais mais de 300 são voluntários regulares.