Patrocinado MadeiraOptics

Um guia da MadeiraOptics para observar alguns planetas em 2022

Para uma boa observação, a MadeiraOptics sugere um telescópio com potência e abertura suficiente para o efeito, o Levenhuk Ra 300N Dob.

None Ver Galeria

Mercúrio

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol no nosso Sistema Solar. Por estar tão perto do Sol, só pode ser observado no início da manhã, logo após o nascer do sol ou ao anoitecer. Um facto interessante é que os astrónomos gregos antigos acreditavam que Mercúrio era constituído, na verdade, por dois objetos separados.

Mercúrio geralmente aparece como uma “estrela” brilhante com um tom dourado. Como uma estrela vespertina, aparece no céu ocidental cerca de uma hora depois do Sol. Como uma “estrela” da manhã, aparece no céu oriental, cerca de uma hora antes do Sol. O que é certo é que Mercúrio geralmente aparece como uma “estrela” brilhante com uma tonalidade amarelada ou ocre.

Quando é que o mercúrio está visível em 2022?

Manhãs: 31 de janeiro a 16 de março, 2 de junho a 3 de julho e 3 a 17 de outubro (melhor visualização: 3 a 17 de outubro).

Noites: 1 de janeiro a 15 de janeiro, 18 de abril a 10 de maio (melhor visualização: 18 de abril a 10 de maio), 1 de agosto a 15 de setembro e 7 de dezembro a 31 de dezembro.

Vénus

Depois da Lua, Vénus é o objeto natural mais brilhante no céu noturno. É o vizinho mais próximo da Terra no nosso Sistema Solar e o planeta mais semelhante à Terra em tamanho, gravidade e composição. Não podemos ver a superfície de Vénus da Terra, porque está coberta por nuvens espessas. Este planeta tem a atmosfera mais densa dos quatro planetas terrestres (Mercúrio, Vénus, Terra e Marte), e é composta principalmente por dióxido de carbono.

Quando é que Vénus estará visível em 2022?

Manhãs: 17 de janeiro a 27 de agosto (melhor visualização de 29 de janeiro a 27 de fevereiro).

Noites: 23 de dezembro a 31 de dezembro.

Marte

Marte é o quarto planeta do Sol no nosso Sistema Solar. Embora não seja o nosso vizinho mais próximo, ou o planeta mais brilhante no céu noturno, é talvez o planeta que mais inspira a nossa imaginação, seja como lar ou como um futuro posto avançado para a vida na Terra. Marte é frequentemente chamado de “Planeta Vermelho” porque parece laranja-avermelhado no céu e sua superfície é composta por muito óxido de ferro. O ferro parece preto, mas o elemento assume uma coloração avermelhada quando é exposto ao oxigénio, ou seja, "óxido de ferro".

Quando é que Marte estará visível em 2022?

Manhãs: 1 de janeiro a 7 de dezembro (melhor visualização de 3 de dezembro a 7 de dezembro).

Noites: 8 de dezembro a 31 de dezembro (melhor visualização de 8 de dezembro a 9 de dezembro).

Úrano

Úrano é o sétimo planeta a partir do Sol, o menor dos planetas gasosos do nosso Sistema Solar e o primeiro a ser descoberto pelos cientistas. Úrano está tão longe de nós que geralmente nem pode ser visto a olho nu. O planeta também é notável pela sua inclinação notória que faz com que o seu eixo aponte quase diretamente para o sol. Às vezes, é chamado de "O planeta olho do boi", por causa dos seus anéis complexos e as luas que fazem com que pareça um olho de boi, e o "Gigante de gelo", por causa da sua atmosfera fria e pelo facto de 80% ou mais da sua massa ser composta por uma mistura de gelo, de água, metano e amónia.

Quando é que Úrano é visível em 2022?

Manhãs: 22 de maio a 8 de novembro (melhor visualização de 18 de outubro a 8 de novembro).

Noites: 1 de janeiro a 18 de abril, 4 de novembro a 31 de dezembro (melhor visualização de 9 de novembro a 1 de dezembro).

Para poder observar bem estes planetas ou outros, a MadeiraOptics sugere um telescópio com potência e abertura suficiente para o efeito. Neste caso, o ideal é utilizar o telescópio Levenhuk Ra 300N Dob. Com este telescópio, pode ver milhares de objetos no céu noturno, muitos deles em detalhe. Somente o tempo ou um estado desfavorável da atmosfera podem estragar a imagem demonstrada. Porém, em boas condições, o telescópio apresentará muitas belezas astronómicas, como por exemplo, todos os objetos do catálogo NGC, a Lua, os planetas do Sistema Solar com satélites, cometas, etc. O telescópio é ideal para realizar observações no campo e é, sem dúvida, uma boa escolha para um astrónomo iniciante e/ou experiente.

www.MadeiraOptics.com

Facebook: MadeiraOptics

Instagram: @madeira_optics

Tel.: +351 291 622 971

WhatsApp: +351 924 485 850