Madeira

Madeira integra grupo de discussão sobre a importância das RUP na União Europeia

O Conselho Económico e da Concertação Social da Madeira integra um grupo que pretende produzir um documento comum a todas as Regiões Ultraperiféricas da UE

None

O Conselho Económico e da Concertação Social da Madeira tem integrado um grupo de trabalho do Comité Económico e Social Europeu, num trabalho de auscultação dos organismos representativos da sociedade civil das regiões ultraperiféricas, através dos Conselhos Económicos e Sociais, e cujo objectivo é produzir um documento comum a todas as Regiões Ultraperiféricas (RUP) da União Europeia.

O trabalho vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos 2 meses, onde foram levadas a cabo várias reuniões com os Conselhos Económicos destas regiões e com as instâncias europeias. Esta terça-feira decorreu uma reunião magna, que contou com a participação de representantes das instâncias europeias, o Governo francês, os Conselhos Económicos e Sociais das RUP e outras entidades.

Na sua intervenção nesta reunião, o presidente do Conselho Económico e da Concertação Social da Região Autónoma da Madeira (CECS-RAM), Ivo Correia, agradeceu ao Governo francês pela iniciativa, revelando, também por interesse próprio, estar interessado em aproximar estas regiões do centro da decisão europeia.

Em comunicado, o CECS-RAM revela que “esta auscultação tem maior importância não só pelas condições específicas e estruturais a que estas regiões estão sujeitas, mas também pelos constrangimentos que a economia mundial atravessa, dificultando a recuperação económica e aumentando a desigualdade social.”

Na sua intervenção, Ivo Correia, alertou para a importância de promover respostas aos desafios da dupla transição energética e digital, como também da importância de estimular o conhecimento, a qualificação e a inovação nos mais diversos sectores. Destacou, à semelhança de outros presidentes dos Conselhos Económicos e Sociais e entre outros problemas, a mobilidade de pessoas e bens, aérea e marítima desta região.

Aproveitou o momento para sensibilizar os presentes da importância da Zona Franca da Madeira e do Centro Internacional de Negócios, como mecanismo essencial de promoção da diversificação da economia regional, associada a uma valorização do emprego qualificado.

Esta auscultação foi promovida pelo Governo francês, que presidirá o Conselho Europeu no primeiro semestre de 2022, no âmbito das presidências rotativas da UE, e que pretende iniciar uma discussão acerca da importância das regiões ultraperiféricas para a União Europeia. Neste sentido, solicitou uma opinião exploratória ao Comité Económico e Social Europeu (CESE) sobre os benefícios das regiões ultraperiféricas para a União – ‘The benefits of the outermost regions for the Union’.

Esta reunião final, foi o culminar de um processo de recolha dos contributos das várias das organizações da sociedade civil, incluindo os dos membros deste Conselho Economico e da Concertação Social da RAM. O CECS-RAM enviou, também, um documento geral das preocupações futuras das Madeira, onde contou com contributos dos Conselheiros que compõem o CECS-RAM.