Pv vai à escola

"Eu sei Proteger"

Alunos do Carmo participam no projeto da Proteção Civil que utiliza a tecnologia de realidade virtual

None Ver Galeria

No dia 10 de novembro, os alunos da turma do 9.º 2 da Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas - Carmo (Câmara de Lobos) participaram na apresentação de um projeto inédito, organizado pela Proteção Civil Regional e dirigido aos alunos das escolas da Região Autónoma da Madeira, denominado “Eu Sei Proteger!”

O projeto utiliza a tecnologia de realidade virtual com o principal objetivo de instruir e sensibilizar os jovens, com idades entre os 12 e 18 anos, sobre situações de risco que podem estar presentes no nosso quotidiano, de modo a evitarmos esses perigos e saberemos como agir.

Após a apresentação do projeto, que contou com a presença do Senhor Secretário Regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, os alunos experienciaram, através da utilização de óculos de realidade virtual, vários cenários de risco, como, por exemplo, o de “Fogo na cozinha”, onde o aluno assumiu o papel de bombeiro que deve agir perante aquela situação. Foram momentos de aprendizagem e dinamismo.

Visto que foi a primeira vez que o projeto foi dinamizado na nossa escola, os alunos mostraram-se muito interessados com a tecnologia utilizada e concordaram que é uma ferramenta importante para a instrução de todos os alunos dos vários níveis de ensino de todas as escolas da Região, a que a Proteção civil pretende chegar.

Leonardo Ferraz