Coronavírus Madeira

Albuquerque observa que “as pessoas têm-se comportado bem depois do choque”

Foto Miguel Moniz
Foto Miguel Moniz

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, afastou, esta manhã, na Camacha, a hipótese de novas restrições relacionadas com a pandemia nos dias de Natal e fim-de-ano porque “as coisas têm decorrido muito bem” e “as pessoas têm-se comportado à altura” depois do “choque” das medidas decretadas no mês passado.

“As pessoas perceberam. Inicialmente tiveram um choque aqui, na Madeira, quando eu fiz aquele anúncio, que à primeira vista parecia prematuro. Mas à medida que esta quinta vaga da pandemia foi evoluindo na Europa e no nosso país, perceberam que a única maneira que tínhamos era adoptar este tipo de procedimentos, no sentido de conter a proliferação da infecção, reforçar a vacinação, sobretudo as primeiras doses das pessoas que não se tinham vacinado, e depois voltar a adoptar um conjunto de medidas do ponto de vista cívico e profilático que são fundamentais. Isso foi interiorizado pelas pessoas e vai-nos permitir passar o Natal e o fim-do-ano numa relativa normalidade”, declarou o chefe do executivo.

Albuquerque explicou que a grande preocupação do Governo é não aumentar muito o número de internados no Hospital, sobretudo nos cuidados intensivos. Para “mantermos uma situação de relativa normalidade”, apelou ao cumprimento de regras pela população: “As pessoas já perceberam que não custa nada usar máscara, não custa nada fazer o teste uma vez por semana. São pequenos sacrifícios para o bem comum. Eu acho que as pessoas perceberam que era fundamental mantermos a economia a funcionar, porque se não funcionasse nós já nem tínhamos capacidade financeira para acolher uma situação de emergência como aconteceu no início da pandemia”.

Estas declarações foram feitas na inauguração do bar, restaurante e adega da Quinta da Moscadinha, na Camacha. Trata-se de um investimento de 2 milhões de euros do empresário Márcio Nóbrega, que contou com um apoio comunitário de 15% e que cria 22 postos de trabalho. O empreendimento deverá ser complementado nos próximos meses com a abertura e início de produção de uma sidraria.