Instituições e Pessoas

Nesta fase da minha vida, cada vez acredito mais que o que engrandece as Instituições, são as pessoas que as compõe e integram em todos os diferentes momentos e alturas. Há as que, acrescentam valor e dada a sua categoria valorizam e enobrecem as mesmas e aquelas que devido à sua pequenez, as diminuem e desvalorizam.

Vejamos dois exemplos práticos:

O CDS-PP, como Instituição pese a ideia de ter ou pretender ter a sua matriz inicial, neste momento, entrou num processo de destruição evidente, deixando pelo caminho alguns dos seus melhores quadros, pese a democracia, que deveria ser o primeiro foco e exemplo, não conseguindo aglutinar ou agregar, os militantes, que são pessoas, em torno de um objectivo comum e maior. Faltou elevação; Perde o partido e perdem as pessoas.

O Marítimo Institução centenária, viveu um período de eleições. A democracia, sem dúvida, funcionou, saiu um Presidente carismático e aqueles que o acompanharam, entrou um novo Presidente com a sua Equipa, diferentes visões, mas, o ideal e foco mantiveram-se unidos e fortes, sobrepondo-se aos interesses pessoais e mesquinhos. Grande lição de democracia e exemplo de, como as pessoas podem pôr os seus interesses de lado, em prol de um bem maior. Aqui tem de haver de todos, mas, especialmente de quem lidera categoria e elevação.

Todos saem a ganhar e o Clube engrandecido!

No Domingo escrevi uma carta, nesta rúbrica, sobre a baixeza a que pode descer o ser humano, em relação ao Ministro do Governo socialista, que abandonou as suas responsabilidades, para apanhar “boleia”, como passageiro…

Foi agora substituído, pela Ministra da Justiça do mesmo Governo, que ao que parece aguarda, também, “a sua boleia” para sair e que ficou muito bem vista no Conselho Europeu, naquela rábula da falsificação dos currículos, para o lugar que cabia a Portugal para Procurador europeu.

O Partido Socialista, últimamente, tem acumulado e apresentado, péssimos protagonistas que dão o maior ênfase, ao nosso título e introdução; mas, no passado, nem sempre foi assim.

Senão vejamos,

Ainda hoje a ONU, que é neste momento superiormente presidida pelo Eng. António Guterres, ilustre socialista, homenageou o Dr. Jorge Sampaio seu camarada que foi, indiscutivelmente dos portugueses mais brilhantes do século XX/XXI.

A esposa do ex Ministro Cabrita, colocou nas redes sociais uma mensagem de apoio, ao marido considerando-o e cito.. “ um dos últimos impolutos“…, seja lá isso o que fôr… e comparando-o mesmo com o Dr. Jorge Coelho que foi um outro membro do Partido Socialista, que deu, em termos políticos, um grande exemplo de integridade e elevação ao país.

Sei que se diz popularmente, que “ O amor é louco” e que quem “ O feio ama, bonito lhe parece “…

Mas, covenhamos até a loucura e a cegueira têm limites…, é que qualquer pessoa “de juízo” vê que não tem nada uma coisa a ver com a outra!

A Instituição pode ser a mesma, no que diz respeito a muitos dos actores actuais,

Valha-nos Deus!!!

João Abel de Freitas