Madeira

PS-Madeira defende papel da Universidade da Madeira para responder à falta de docentes

None

Em pleno Dia Mundial dos Professores, o grupo parlamentar do PS-Madeira alertou para a falta de docentes na Região, situação que já motivou alerta do partido, "mas que tem vindo a agravar-se". Por isso, os socialistas defendem a criação de "cursos via ensino na Universidade da Madeira (UMa) com o objectivo de responder a esta problemática".

Numa conferência de imprensa promovida esta terça-feira, em frente à Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos de Santo António, Elisa Seixas refere que mais do que assinalar este dia é importante fazer uma reflexão sobre a actual situação na educação, agindo com medidas adequadas e que visem de facto resolver a crescente falta de docentes na Madeira.

Elisa Seixas recorda que o PS-Madeira tem apresentado propostas nesse sentido, lembrando que ainda esta semana o grupo parlamentar irá defender uma proposta nesse sentido. "Temos uma universidade que é absolutamente fundamental para a resolução do problema da formação de novos quadros especializados para a profissão docente, e consideramos que é imperativo que o Governo Regional invista e incentive a abertura de cursos com via de ensino, para que não retrocedamos décadas no que ao ensino diz respeito", defende.  

O PS Madeira tem vindo a alertar para o problema da falta de professores e professoras, que têm vindo notória e persistentemente a agravar-se de ano para ano. Também é comum a Secretaria Regional da Educação alegar, ano após ano, que o problema é pontual. Não é, e tende a agravar-se cada vez mais. O problema é real e tende a chegar rapidamente a um ponto de não retorno. Elisa Seixas

A socialista vincou ainda que está confiante relativamente à aceitação da proposta anunciada pela "urgência da implementação desta e outras medidas que garantam uma educação regional de qualidade, que prepare para os desafios do futuro e que também reconheça e valorize o trabalho das pessoas que se dedicam à docência".

O PS-Madeira aproveitou a ocasião para saudar todos os docentes neste Dia Mundial dos Professores, em particular os cerca de seis mil docentes que exercem na Região e que "são fundamentais para a formação dos cidadãos e cidadãs do futuro e, como tal, fundamentais para o desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira".  

"A quem exerce a profissão, saudamos o empenho, a resiliência e desejamos um excelente ano lectivo, com efectivas melhorias ao nível das condições de trabalho e de reconhecimento quanto ao trabalho desenvolvido", conclui.