Madeira

Prémio de arquitectura regional entregue ao Studio Dois Arquitectura

O projecto ‘Casas da Vargem’ foi o escolhido do júri, tendo outros quatro trabalhos arrecadado menções honrosas

None

Eduardo Jesus entregou, esta tarde, na Casa-Museu Frederico de Freitas, o Prémio de Arquitectura da Madeira e Porto Santo, uma distinção que tem este ano a sua primeira edição, promovida pela Secção Regional da Madeira da Ordem dos Arquitectos (SRMAD), com o apoio da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, que visa dignificar a arquitectura e valorizar o trabalho dos arquitectos regionais.

O projecto ‘Casas da Vargem’, na Calheta, da responsabilidade dos arquitectos Carolina Sumares e Rik den Heijer, do Studio Dois Arquitectura, foi o grande vencedor de entre os 15 concorrentes.

Para Carolina Sumares, co-autora ganhadora, a distinção hoje entregue representa o reconhecimento do trabalho que tem sido feito pelo seu gabinete de arquitectura.

Realçando os cuidados tidos com a escolha de materiais naturais e locais, integrando a construção no ambiente, a arquitecta não deixou de notar que a construção está hoje mais cara devido às condicionantes da pandemia covid-19 na produção e acesso aos materiais.

Ainda assim, os trabalhos não têm faltado, notando uma procura crescente por projectos  sustentáveis e integrados na paisagem.

Já o secretário do Turismo e Cultura, na cerimónia da entrega dos prémios, fez questão de realçar as qualidades dos trabalhos distinguidos, bem como referir a importância de distinções desta natureza para incentivar a construções equilibradas e devidamente integradas no meio.

Logo após a entrega dos prémios foi inaugurada uma exposição com as obras concorrentes naquele espaço, e que ficará aberta ao público todo o mês de Outubro.

Arquitectura em destaque durante o mês de Outubro

A cerimónia de entrega do Prémio de Arquitectura da Madeira e Porto Santo insere-se nas comemorações do Dia Mundial da Arquitectura, que na Região serão desenvolvidas ao longo deste mês de Outubro pela Secção Regional da Madeira da Ordem dos Arquitectos, e que vai contar, nos próximos dias, com uma visita guiada à obra da Caixa de Previdência do prestigiado arquitecto português Chorão Ramalho. A visita será orientada pelo arquitecto Rui Campos Matos, no dia 15 de Outubro, a partir das 17h30.

Este ano, as celebrações do Dia Mundial da Arquitectura têm como tema o ‘Ambiente limpo para um mundo saudável’.

Para a próxima sexta-feira, dia 8, está prevista a inauguração da exposição ‘Vila, do Tempo e do seu Desenho’, com curadoria do arquitecto Pedro Gonçalves. A mostra  pode ser visitada pelo  público a partir da próxima semana, na sede da Ordem dos Arquitectos na Madeira.

Ainda esta semana, nos dias 6 e 7, os interessados em adquirir livros ou catálogos de arquitectura a preços reduzidos, poderão fazê-lo, entre as 10 e as 13 horas, na sede da delegação da Ordem na Madeira, à rua dos Netos, n.º 16, 2 º andar.

‘Casas da Vargem’ preservam relação com espaço envolvente

O projecto da responsabilidade da Studio Dois Arquitectura agora premiado, ‘Casas da Vargem’, duas casas de férias no concelho da Ponta do Sol, resultou do aproveitamento de um terreno situado numa zona alta, com uma vista privilegiada para o mar e para o planalto do Paul da Serra, onde antes existiam construções em pedra com uma volumetria muito semelhante.

A relação da nova construção com a sua envolvente foi o ponto de partida para este projecto vencedor, dando ênfase ao facto de estar rodeada por uma área agrícola de bananeiras e casas unifamiliares de dois e três pisos.  

Os espaços interiores acompanham o perfil natural do terreno, permitindo que todos as áreas tenham uma ligação directa com o exterior, com os pátios e jardins, criando diferentes níveis de privacidade e jogos de luz e sombras. As zonas ajardinadas dos pátios e terraços tornaram-se o elemento predominante, mesclando a construção com a envolvente.

Na escola dos materiais foi dada primazia aos elementos naturais como a madeira, utilizada nos pisos interiores, e materiais locais como a pedra utilizada à vista nas fachadas das construções pré-existentes, o calhau rolado nas coberturas e os pisos exteriores em calçada de basalto.

Foi dada especial atenção à ventilação dos espaços, com ventilação cruzada e zonas de sombreamento, de forma a manter o interior fresco sem necessidade de sistema de ar condicionado. O isolamento das paredes é feito pelo exterior e os vidros são duplos.