Madeira

PS considera que ano escolar "começou da pior forma possível"

Em causa a falta de refeições nas escolas que já estão a funcionar

None

O PS-Madeira considera que o ano escolar 2020/2021 começou da pior forma possível, apesar de apenas ter arrancado para as valências de creche e pré-escolar.

Mafalda Gonçalves fala numa "trapalhada com os concursos de fornecimento de alimentação às escolas", sendo que "a solução de recurso encontrada pela secretaria não salvaguardou o fornecimento de refeições durante esta primeira semana". 

"E isto não se percebe. Entende-se ainda menos como é que só na véspera à tarde é que a secretaria informa as escolas que não haverá almoço nem lanche para as crianças, no dia seguinte. A Secretaria desconhece o calendário escolar para o ano 2020/21? Não sabia que as crianças estariam nas escolas nos dias 3 e 4 de Setembro? Quer isto dizer que a tutela não tinha conhecimento da situação? Se assim foi é grave", considera a socialista.

"E como explica a secretaria o facto de não ter acautelado as refeições para estes dias? Toda esta situação é reveladora de uma enorme falta de planeamento por parte da secretaria, que não fez o concurso a tempo, que não informou as escolas da situação, que não garante as condições necessárias ao bom funcionamento das escolas", atira Mafalda Gonçalves.

A deputada afirma que acabam por ter de ser as escolas e os pais e encarregados de educação a encontrar soluções para um problema que a própria secretaria criou.

"Onde e com quem ficaram estas crianças hoje? Como será amanhã? E os pais? Faltaram ao trabalho para acompanhar as crianças? A atitude por parte da secretaria da educação é de uma enorme falta de respeito para com pais e encarregados de educação e para com as escolas que, apanhadas desprevenidas têm de encontrar soluções para um problema a que são completamente alheias", questiona.

" O querer “sacudir a água do capote” não pode ser justificativa para este modo de actuar. Não, a responsabilidade não é das escolas, é da Secretaria da Educação", conclui.

Fechar Menu