Madeira

Plano de 330 mil euros prepara Madeira para Alterações Climáticas

None

Teve lugar, esta quinta-feira, 24 de Setembro, a primeira reunião da Comissão Consultiva de acompanhamento da elaboração do Programa para a Orla Costeira da Madeira (POC). Um plano orçado em 330 mil euros, que visa o desenvolvimento sustentável do litoral e que deverá estar concluído dentro de 18 meses.

Na ocasião a secretaria regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, salientou "as mais-valias" deste documento que é um dos objectivos plasmado no Programa do Governo e que envolve os 10 municípios da ilha da Madeira.

"[O POC da Ilha da Madeira] visa o desenvolvimento sustentável e equilibrado do litoral, salvaguardando os valores naturais ao mesmo tempo que protege pessoas e bens".

A governante sublinha que depois do Porto Santo, e após a conclusão do POC Madeira, "a Região ficará mais adaptada às Alterações Climáticas nomeadamente no que diz respeito à subida do nível médio do mar".

A Comissão Consultiva de acompanhamento da elaboração do Programa para a Orla Costeira da Madeira é constituída por representantes das seguintes entidades: Direcção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas; Direcção Regional do Ordenamento do Território; as 10 Câmaras da ilha da Madeira; APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, S.A.; Capitania do Porto do Funchal; Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM; Direcção Regional de Pescas; Direcção Regional do Mar; Direcção Regional de Agricultura; Direcção Regional de Juventude; Direcção Regional de Desporto; Direcção Regional do Turismo; Direcção Regional da Cultura;  Direcção Regional do Equipamento Social e Conservação; ARDITI/Observatório Oceânico da Madeira; Serviço Regional de Protecção Civil, IP-RAM; SANAS – MADEIRA; ANA – Aeroportos de Portugal; Águas e Resíduos da Madeira, S.A.; ACIF - Câmara do Comércio e Indústria da Madeira e AREAM – Agência Regional da Energia e Ambiente.

Fechar Menu