Madeira

Conheça o novo comandante da Unidade de apoio do Quartel-General da Zona Militar da Madeira

Trata-se do tenente-coronel Ricardo Jorge da Silva Dias Lourenço

None

Realizou-se a cerimónia militar de tomada de posse do comandante da Unidade de Apoio do Quartel-General da Zona Militar da Madeira, tenente-coronel de Cavalaria Ricardo Lourenço.

A cerimónia, de âmbito interno, teve lugar na Unidade de Apoio do Quartel-General (Ex-GAG2), tendo sido implementadas as medidas covid-19 em vigor no Exército.

A iniciativa contou com vários momentos, desde a apresentação das Forças em Parada ao comandante da Zona Militar da Madeira, brigadeiro-general Pedro Sardinha, que presidiu à cerimónia, até à leitura do despacho de nomeação.

Currículo

“O Tenente-Coronel Ricardo Jorge da Silva Dias Lourenço nasceu em Abrantes, no distrito de Santarém, a 17 de outubro de 1976. Ingressou na Academia Militar em Setembro de 1994, tendo obtido a licenciatura em Ciências Militares no curso de Cavalaria no ano 2000.

Prestou serviço no extinto Regimento de Cavalaria nº 4, em Santa Margarida, mais especificamente no Esquadrão de Reconhecimento e no Grupo de Carros de Combate da Brigada Mecanizada.

Integrou o Agrupamento Golf, de 2003 a 2004, como Adj do Cmdt do Esquadrão de Cavalaria, na Bósnia-Herzegovina.

De 2006 a 2011, comandou o 2º Esquadrão de Carros de Combate, equipado com os Carros de Combate Leopard 2 A6.

Em 2012 integrou o Agrupamento India na missão da KFOR no Kosovo, tendo desempenhado as funções de Oficial de Ligação ao Comando da KFOR.

Entre 2014 e 2015 frequentou os Cursos de Comando e Estado-Maior Exército e Conjunto após os quais foi colocado na Divisão de Cooperação, Operações, Informações e Segurança do Estado-Maior do Exército, onde desempenhou as funções de Coordenador de Área da Repartição de Relações Bilaterais e Ligação aos Adidos.

 De 2017 a 2019 desempenhou funções como 2º Comandante do Grupo de Carros de Combate.

De outubro de 2019 a maio de 2020 desempenhou funções na missão da “OPERATION INHERENT RESOLVE”, no Iraque.

Desde maio do corrente ano tem vindo a desempenhar as funções de Oficial de Operações e Informações do Campo Militar de Santa Margarida.

 Foi promovido ao posto de Tenente-coronel a 1 de janeiro de 2019.

Além dos já mencionados Cursos de Comando e Estado-Maior do Exército e Conjunto, possui ainda o Curso de Operações Irregulares no Centro de Instrução de Operações Especiais, o Curso de Defesa NBQ na Escola Prática de Engenharia, o Curso de Tank Commander/Master Gunner na Holanda e o Curso de Segurança Militar, ministrado no Centro de Informações e Segurança Militar.

Possui as seguintes condecorações:

- Medalha de D. Afonso Henriques de 2ª e 3ª Classe,

- Medalha de Prata de Comportamento Exemplar,

- Duas Medalhas de Serviços Especiais dos teatros da Bósnia e Herzegovina, Kosovo e Iraque.

- Foi agraciado por duas vezes com a medalha da NATO pelos serviços prestados na SFOR, na Bósnia e Herzegovina, e na KFOR, no Kosovo.

- Foi condecorado pelo Exército Italiano aquando da sua missão no Kosovo e pelas forças armadas americanas, com a Joint Service Commendation Medal na sua missão no Teatro de Operações do Iraque.

 Da sua folha de assentos constam: 5 louvores nacionais dos quais 3 são de Oficial General; 1 louvor internacional concedido pelo ACOS J3/Diretor do JOC/KFOR, Coronel do Exército turco; duas referências elogiosas concedidas pelo Gen Cmdt da BrigMec relativas à participação em exercícios internacionais, no NATO RAPID DEPLOYABLE CORPS – SPAIN e atividades de apoio à visita de SExa o Ministro da Defesa Nacional ao Exército."

Fechar Menu