Coronavírus Madeira

Distribuição das máscaras não será possível antes do início do ano lectivo

None

O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia marcou presença na sessão de abertura do 11.º Congresso de Educação Artística, que decorreu, nesta manhã de quarta-feira (2 de Setembro), na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia.

Na ocasião, Jorge Carvalho abordou vários aspectos sobre a configuração do novo ano lectivo que se avizinha, marcado pela pandemia de covid-19.

O governante garantiu que “todas as escolhas estão devidamente preparadas” pare receber os alunos e revelou que, neste momento, os professores e funcionários de todas as escolas da Região estão a ser testados para a covid-19.

De realçar que o ensino regional vai contar com cerca de menos 200 professores que, por se incluírem em grupo de risco (por razões de idade ou condicionamento de saúde), já apresentaram atestado médico para o próximo ano lectivo.

No que toca aos alunos, pelo menos para já – e “pela baixa incidência a que estão sujeitos” – não serão testados.

O secretário destacou também algumas das medidas de contingência que estão a ser adoptadas nos estabelecimentos de ensino regionais: “horários diferenciados para entrada e saída dos alunos”, “fluxos também diferenciados nas suas escolas”; “diminuição do número de alunos por turma no início de cada ciclo”; “uso de máscara e as desinfecções”.

No que toca à questão das máscaras Jorge Carvalho salientou que ainda não há uma data concreta para a distribuição das máscaras de proteção individual junto dos alunos, mas que esta será feita já “no decorrer do início do ano lectivo”.

“Penso que dificilmente se conseguirá operacionalizar todos os procedimentos para que no início do ano lectivo sejam entregues as máscaras”, afirmou.

Quanto a possíveis cenários no eventual caso de um ‘novo confinamento’ o secretário diz que estes podem passar, por exemplo, pelo ensino à distância ou pela gravação e aulas, consoante os meios de cada escola.

Fechar Menu