Madeira

“Sinto-me honrada e profundamente grata”

Professora Leonete dos Reis agradeceu o “singular momento” de ser homenageada

None Ver Galeria

A antiga professora Maria Leonete dos Reis, que dá agora nome à Escola do 1º Ciclo com Pré Escolar do Campanário, foi hoje homenageada pela Câmara Municipal da Ribeira Brava, numa cerimónia singela mas muito significativa e com alguma emoção à mistura.

“Sinto-me honrada e profundamente grata, por este gesto público”, agradeceu a professora Leonete, depois de fazer uma resenha do percurso de vida enquanto professora primária e autarca.

Aliás, começou por admitir que foi a sua condição de autarca que motivou a cerimónia, que não deixou de registar como “um singular momento”. A presença não só das entidades oficiais, como o secretário da Educação e presidentes de diferentes órgãos autárquicos, mas sobretudo muitos amigos, familiares e antigos alunos, reforçaram a justiça do reconhecimento público.

Leonete dos Reis, que foi professora e directora durante 19 anos da ‘escola da Igreja’, reconheceu que aquele espaço “foi a minha segunda casa”. Emocionou-se ao recordar “com saudade os momentos muito agradáveis” que passou, e afirmou, já de voz embargada, que “a passagem por esta escola constituiu uma das melhores fases da minha vida”.

Antes, a professora que foi também autarca – primeira mulher presidente de Câmara na Região – deixou a garantia: “Tudo o que fiz na vida, fiz com empenho”.

Isso mesmo confirmou o presidente da Câmara, Ricardo Nascimento. Também professor de profissão, justificou a homenagem como forma de também valorizar o passado e quem se destacou nessa altura.

Não deixou de registar que Leonete Reis também “foi presidente de Câmara numa altura difícil. Não fui só eu que tive de cumprir saneamentos financeiros”, acrescentou. Lembrou ainda que Leonete Reis foi também presidente da Assembleia Municipal da Ribeira Brava, tendo neste período já mais recente, Ricardo Nascimento “tido a honra de ter sido seu secretário”, revelou.

Razões para os rasgados elogios à “mulher de causas e de valores”.

Em representação do Governo Regional, o secretário regional da Educação agradeceu à homenageada o contributo dado: “Obrigado professora Leonete por toda a sua dedicação, por todo o seu empenho, por tudo o que emprestou à comunidade do Concelho da Ribeira Brava, mas em particular à comunidade escolar do mesmo”, sublinhou.

Felicitou o presidente da Câmara pela iniciativa, ao considerar que “é quase um dever reconhecer aqueles que, através do seu percurso de vida, tornaram-se um exemplo para a comunidade”, disse.

Fechar Menu