Madeira

HF fala em "enorme perda de receitas" e recorda que não colocou ninguém em layoff

None

O Conselho de Administração da Horários do Funchal (HF) já reagiu perante a posição dos sindicatos representativos dos motoristas, que avançaram a possibilidade de uma nova greve.

Segundo a HF, a proposta de integração do subsídio de agente único no vencimento, questão que é reclamada por motoristas e sindicatos, "implica um aumento de custos, conforme demonstrado em reuniões realizadas", pelo que a Horários do Funchal "não pode, neste momento, suportar, sob pena de hipotecar o futuro da empresa e assim, o futuro dos próprios trabalhadores".

Motoristas da Horários do Funchal ameaçam com nova greve de 24 horas

Sindicato Nacional dos Motoristas dá até segunda-feira para uma resposta favorável às suas pretensões

"A este respeito, o Conselho de Administração da HF recorda que a pandemia fez cair as receitas da empresa, como de resto, sucedeu em todas as empresas, públicas ou privadas. Mesmo com a enorme perda de receitas, a HF não colocou nenhum trabalhador em layoff, e tem cumprido com os compromissos assumidos no acordo de empresa", pode ler-se.

Ainda assim, a Administração da HF garante que está a trabalhar para que os horários e alterações de escalas respeitem o Acordo de Empresa de cada Sindicato. "Note-se que, relativamente à possibilidade de pré-aviso de greve anunciado hoje, o mesmo não foi subscrito pelo STRAMM, tendo apenas a concordância do Sindicato Nacional dos Motoristas (SNM)".

Naquilo que respeita ao subsídio do Agente Único, foi apresentada, aos dois sindicatos, uma proposta que garante a blindagem do subsídio de agente único, que será pago durante 14 meses, independentemente da evolução da situação pandémica ou de outras. A proposta vai ao encontro daquelas que eram as reivindicações dos motoristas, não implicando aumento de custos para a empresa. Conselho de Administração da Horários do Funchal, em comunicado

Por tudo isto, a HF apela "ao bom senso por parte dos sindicatos. Num tempo de crise imensa, como tantas e tantos madeirenses e portugueses em layoff e com risco de perda de rendimentos, a população não entende que um acordo considerado “histórico” seja agora rasgado por motivos que a própria HF já solucionou, ou seja, os sindicatos pretendiam a blindagem do subsídio de agente único, algo que está plenamente consagrado na proposta da empresa".

Fechar Menu