Mundo

Sony anuncia encerramento da sua fábrica no Brasil em 2021

None

A multinacional japonesa Sony anunciou o encerramento no próximo ano da sua fábrica de televisores, câmaras e equipamentos de áudio na cidade brasileira de Manaus, após 48 anos de atuação no mercado do país sul-americano.

Num comunicado divulgado hoje, a Sony Brasil Ltda., filial local do conglomerado japonês, indicou que, após reunião realizada na segunda-feira, a empresa decidiu fechar no final de março de 2021 a fábrica localizada na Zona Franca de Manaus (norte no país), assim como a "interrupção das vendas" de produtos eletrónicos "em meados do próximo ano".

A decisão, segundo a empresa, foi tomada em função "do recente ambiente de mercado e da tendência esperada para os negócios", sem fornecer mais detalhes sobre o impacto do encerramento para o grupo e sobre o atual cenário brasileiro, afetado pela pandemia do novo coronavírus.

A assessoria de imprensa da Sony informou ao portal de notícias G1 que a fábrica em Manaus tem 220 funcionários e que todos serão demitidos.

A Sony "adota sempre medidas para fortalecer a estrutura e sustentabilidade dos seus negócios, para responder às rápidas mudanças no ambiente externo" e, nesse sentido, procura garantir "todos os direitos, o melhor tratamento e cuidado especial aos seus colaboradores", enfatizou o comunicado.

A empresa esclareceu que "continuará a manter a sua operação local para oferecer todo o apoio ao consumidor para os produtos sob a sua responsabilidade comercial, de acordo com a legislação e a sua política de garantia dos produtos".

Da mesma forma, serão mantidos os demais negócios do grupo Sony no Brasil, como os segmentos de distribuição de videojogos e soluções profissionais, além das divisões Sony Music e Sony Pictures Entertainment, que "continuarão com a sua forte atuação no mercado".

A empresa destacou ainda as suas quase cinco décadas de história no Brasil e referiu que uma estratégia para o encerramento da fábrica será definida numa próxima reunião.

Fechar Menu